quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Pan Guadalajara 2011

Os jogos Pan-americanos chegaram ao fim. Contaram com a participação de mais de 6.000 atletas de 41 nações em 36 esportes, e tudo se passou na cidade de Guadalajara no México, que montou uma grande estrutura. Algumas modalidades tiveram suas disputas em cidades próximas, como Ciudad Guzmán, Puerto Vallarta, Lagos de Moreno e Tapalpa.

A festa de abertura foi no dia 14 de outubro, e a de encerramento no dia 30 do mesmo mês. Foram muitas modalidades disputadas.

O Brasil se manteve em destaque no Pan, não sendo o 1° do ranking de medalhas por um simples motivo, o E.U.A é uma das maiores potências entre os esportes. O importante é que conseguimos ver o crescimento no esporte nacional. Em muitas modalidades que nunca fomos referência, conseguimos ver um bom destaque de alguns anos para cá. Não foi uma surpresa chegarmos ao fim das competições em 3° lugar, ficando atrás apenas dos E.U.A e de Cuba. Nosso país conquistou no total 141 medalhas, sendo 48 de ouro, 35 de prata, e 58 de bronze. Os Estados Unidos conquistaram o total de 236, e Cuba 136. Para não gerar dúvidas, o Brasil no quadro geral conquistou 5 medalhas a mais que Cuba, porém a colocação no ranking leva em conta o maior número de medalhas de ouro; então por isso, o segundo lugar para os cubanos, que conquistaram 58 medalhas de ouro.

O Pan em Guadalajara chegou ao fim, agora é esperar as Olimpíadas de Londres no ano que vem, quem sabe o Brasil seja um destaque também mundialmente nos esportes.


A Paz do Senhor irmãos!

[Por Gabriel R. Campos - IEPCJ Maria Goretti]

[o caminho]
Eu leio!

Extraído da edição nº84 . outubro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário