domingo, 27 de novembro de 2011

Júpiter? Mercúrio?

Na palavra pregada do Pastor Darcy, de terça [22.11], vimos que compararam Paulo e Barnabé aos deuses Júpiter e Mercúrio... surgiu a curiosidade: Qual o período de translação desses planetas?

O Heitor compartilhou essas informações:

Os planetas do Sistema Solar

Os planetas estão distantes de nós a dezenas e a centenas de milhões de quilômetros. Para evitar a utilização de números tão grandes adotamos como unidade de distância a Unidade Astronômica (UA), logo, a distância média entre a Terra e o Sol, 149,600,000 km. A luz gasta para cobrir esta distância 8 minutos e 19 segundos.

O tamanho do Sistema Solar ultrapassa a órbita de Plutão situado a 40 UA, e se define como aquele no qual a força de atração do Sol se iguala a força de atração das estrelas mais próximas de nós. As dimensões do sistema Solar seriam então da ordem de 1.5 105 UA. Evidentemente, estas dimensões são muito pequenas comparadas com as dimensões da galáxia ou do Universo visível. As unidades que tomadas para medir essas enormes distâncias são o ano-luz e o parsec que equivale a 206 265 UA ou então, a 3.26 anos-luz.

Os planetas do Sistema Solar são divididos em dois grupos: o grupo terrestre formado por Mercúrio, Vênus, a Terra e Marte e o grupo dos planetas gigantes formado por Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Todos os planetas salvo Vênus e Mercúrio tem satélites, a maior parte dos quais pertencem aos planetas gigantes. A Terra, Júpiter, Saturno e Netuno tem os satélites maiores: a Lua, os satélites de Júpiter descobertos por Galileu [Io, Europa, Ganímedes, Calisto], o satélite Titã de Saturno e Tritón de Netuno.

Os asteróides ocupam uma vasta região anular situada entre as órbitas de Marte e Júpiter, a uma distância média de 2.75 UA do Sol. O asteróide maior é Ceres que tem um diâmetro de 1000 km.

Os cometas, estão catalogado em uns 600, se dividem em dois grupos, de período corto (menor de 20 anos) e de período grande (maior de 20 anos). Existem diversas hipóteses acerca da origem dos cometas entre as quais figura a do astrônomo holandês J. Oort.

Além dos corpos citados no espaço interplanetário, existe grande quantidade de partículas de tamanhos diferentes, predominando aquelas que tem uma massa de milésimos ou milionésimos de grama, que se denominam poeira meteórica. A formação destas partículas é devida provavelmente ao choque de corpos maiores [asteróides] e a sua fragmentação sucessiva ao longo da existência e evolução do Sistema Solar.

A poeira meteórica propicia o fenômeno da luz zodiacal, que se observa depois do anoitecer ou antes do amanhecer, devido a dispersão da luz por estas partículas de poeira. A maioria das partículas se evapora ao entrar na atmosfera terrestre (a alturas entre 80 a 120 km), somente uma pequena proporção chega a superfície terrestre.

Vejamos agora alguns dados relativos aos planetas do Sistema Solar

Primeiro do Sol

Raio: 6.96·108 m 
Massa: 1.98·1030 kg

Logo, da Terra

Semi-eixo maior: 149.6·109 m
Período: 1 ano=365.26 dias
Massa: 5.98·1024 kg

e do resto dos planetas
Planeta      Período [dias]
Mercúrio    87,66
Vênus          226,46
Terra          365,21
Marte          686,69
Júpiter       4331,98
Saturno       10760,56
Urano         30685,49
Netuno        60194,85
Plutão         90474,90


Os satélites

Finalmente, proporcionamos alguns dados relativos aos principais satélites dos planetas. Júpiter e Saturno tem muitos satélites cujo tamanho é muito maior que os de Marte, porém somente mencionamos aqueles que tem um tamanho similar ou maior que nossa Lua.

Terra: Lua
Marte: Fobos e Deimos
Júpiter: Io, Europa, Ganimedes e Calisto
Saturno: Titã
Netuno: Tritón

Fonte: http://www.fisica.ufs.br/egsantana/celeste/solar/sistema_solar.htm

[Colaboração de Heitor C. Pereira - IEPCJ Maria Goretti]

[o caminho]
Eu leio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário