terça-feira, 15 de novembro de 2011

Adversidade antes da vitória

[Neemias 6]

Ao lermos a história de Neemias, e de todos os homens que se tornaram grandes vencedores, percebemos que entre eles há uma coisa em comum: todos venceram, mas enfrentaram adversidades. No caminho da minha vitória existem adversidades. Adversidade já fala tudo; a origem dessa palavra é em adversário, e o maior adversário de Deus e do povo de Deus é o diabo, portanto o diabo está entre você e a sua vitória. Sempre que uma palavra sair da boca de Deus dizendo que você vai vencer, o diabo se coloca no meio desse caminho, ou ele vai enviar alguém; pode ser uma pessoa, podem ser milhares de demônios que trabalham noite e dia; ele vai tentar fazer alguma coisa para impedir que a palavra se cumpra na vida de quem crê. Então se você quiser construir alguma coisa de valor, ou reconstruir algo que um dia foi destruído, ou colocar em prática os sonhos e os objetivos que tem, certamente vai enfrentar algum tipo de adversidade.


Vejamos alguns exemplos: José, que foi inclusive governador do Egito, homem vitorioso, enfrentou adversidades. Moisés, um homem manso, o próprio Deus falava isso, enfrentou rebelião; até os irmãos se levantaram contra ele. Davi, era um homem segundo o coração de Deus, foi vitorioso, mas depois que Samuel o ungiu, começaram os problemas, a Bíblia diz: “... Daquele dia em diante o espírito de Deus se apoderou dele...” [I Samuel 16:13]. Dali para frente, Davi poderia dizer que tudo seria mais fácil, pois estava cheio do espírito de Deus, mas aconteceu uma perseguição que durou dez anos; Davi venceu, mas enfrentou adversidades. Daniel foi levado de Jerusalém para a Babilônia, Daniel começou a se destacar e receber cargos importantes, as coisas pareciam estar indo bem, mas enfrentou adversidades. Daniel venceu, mas antes ele teve que passar pela cova dos leões. Até Jesus para se tornar o vencedor que foi e que é, teve que enfrentar adversiades, veja o que diz a Bíblia: “... por ventura não convinha que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória?” [Lucas 24:26]. Antes de Jesus ser glorificado,  foi acusado, perseguido, condenado e morto. É propósito de Deus; se tudo fosse muito fácil, em que Ele seria glorificado?
 
Vejamos alguns detalhes da história de Neemias. Quando ele estava servindo ao rei Artaxerxes I, na fortaleza de Susã, não incomodava ninguém, mas quando consegue autorização para ir a Jerusalém começar a obra que Deus tinha colocado nas suas mãos, começaram a aparecer os adversários. Quando você está sem fazer nada que fique em destaque, ninguém está nem aí para você, mas quando começa a se mexer, quando diz vou orar, vou jejuar, vou para a igreja e vou fazer aquela campanha, o diabo fica mais endemoninhado ainda, porque ele sabe que a sua vitória já está desenhada e que o propósito de Deus na sua vida está se cumprindo. Quando você se levanta e dá os primeiros passos, o diabo tenta te derrubar novamente, porque sabe que se você continuar assim vai longe e vai vencer.


Quando viram Neemias levando madeira para reconstruir Jerusalém, a uma distância de 1450 km, ninguém acreditava que ele chegaria. Quando souberam que ele tinha chegado, zombavam dele [Neemias 2:19]. Jerusalém estava destruída, mas Neemias chega e levanta os muros. O diabo vê que você está prosperando, que tem uma vida com Deus e que já não tem brecha nenhuma na tua vida, ele enlouquece. É porque sabe que você está no caminho. Então o mal vai tentar te fazer parar com seus projetos, para isso os seus inimigos vão se unir. Quando perceberam que a vitória de Neemias estava começando a acontecer, tentaram fazer uma aliança, “Sambalate e Gesem mandaram dizer-me: Vem, e congreguemo-nos juntamente nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal” [Neemias 6:2]. Estes são os mesmos que disseram: isso não é da permissão do rei, isso é rebelião, ninguém aprovou a edificação desta cidade e que uma raposa derrubaria facilmente aquele muro de pedras. Por que agora eles estão dizendo para Neemias ir e congregar com eles? Esta é uma das estratégias mais perigosas do diabo, ir disfarçado, mostrando que é amigo, dando a entender que está do nosso lado. Quando a vitória já está quase conquistada, muitas pessoas tentam se aproximar de nós se dizendo nossos amigos. Fique atento, pois o mal não desiste fácil. [Neemias 6:4-5]. Os inimigos estão tentando convencer Neemias a se unir a eles, mas ele sabe que aquilo é mais uma cilada do diabo, para tentar frustrar os planos que Deus tinha na vida dele.

Quando não conseguiram seu objetivo, tentaram caluniar Neemias [Neemias 6:5-7]. Vão tentar te acusar injustamente, é adversidade. Mas quem intentará contra os escolhidos de Deus? É Deus quem nos justifica. Tentaram colocar medo em Neemias, tentaram rebaixar os seus sonhos, mas quem tem convicção dos propósitos que Deus tem na sua vida não se intimida. Fizeram pressão psicológica, subornaram gente para tentar parar Neemias, enviaram até um falso profeta. Mas Neemias teve a atitude de não parar com a obra de Deus. Toda vitória tem um preço, o esforço de se dedicar as coisas de Deus, de fazer o que ele está mandando. Temos que acreditar que onde nós colocarmos os nossos pés Deus vai nos abençoar. Outra atitude de Neemias foi a de não fugir, de não ter medo. Não devemos ter medo, pois o Deus que servimos nos capacita. No final ele completa a obra: “E sucedeu que, ouvindo-o todos os nossos inimigos, todos os povos que havia em redor de nós temeram, e abateram-se muito a seus próprios olhos; porque reconheceram que o nosso Deus fizera esta obra” [Neemias 6:16]

Aprendemos na palavra de Deus, que apesar das estratégias diferenciadas que satanás usa para tentar te derrubar, Deus já decidiu que você vai ter uma vida vitoriosa. O diabo se levantou contra Neemias, porque ele já sabia das decisões que Deus tinha tomado a respeito da vida dele. Aqueles que te criticaram e não acreditaram no que você estava fazendo vão ter que dizer que foi Deus que te deu a vitória, e você vai tributar a Deus toda honra e toda a glória pela sua vida. Às vezes tem coisas que não entendemos o porquê, mas não precisamos entender, temos que viver o propósito que Deus tem para nós, se tiver que enfrentar leão ou urso você enfrenta e se tiver que enfrentar uma muralha gigante na sua frente você enfrenta, mas uma coisa tenho certeza, o único resultado que você vai ter de tudo isso, é a vitória que Deus já decidiu para a sua vida.

[Por Heitor Cândido Pereira]
 
[o caminho]
Eu leio!
 
Extraído da edição nº84 . outubro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário