segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Biologando =)

O Cerrado no Recanto

O território brasileiro tem grande diversidade de clima, de paisagem, de solo, de vegetação e de fauna. Este fato se deve, em grande parte, às proporções continentais que o país possui. Atualmente, há vários sistemas de classificação para grandes áreas de vegetação existentes no país. No entanto, são reconhecidos, geralmente, seis grandes biomas: o Cerrado, os Campos Sulinos, a Floresta Atlântica e de Araucária, a Caatinga, a Floresta Amazônica e o Pantanal.

Podemos definir bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável, caracterizado por um tipo principal de vegetação, onde os seres vivos vivem de forma adaptada às condições da natureza [vegetação, chuva, umidade, calor, etc]. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande biodiversidade.

Aqui no estado de Minas Gerais o bioma predominante é o Cerrado que é a segunda maior formação vegetal brasileira. Estendia-se originalmente por uma área de 2 milhões de km², abrangendo dez estados do Brasil Central. Hoje, restam apenas 20% desse total. São descritos onze tipos principais de vegetação para o bioma Cerrado, enquadrados em: Formações florestais [Mata Ciliar, Mata de Galeria, Mata Seca e Cerradão], Savânicas [Cerrado sentido restrito, Parque de Cerrado, Palmeiral e Vereda] e Campestres [Campo Sujo, Campo Limpo e Campo Rupestre].

Típico de regiões tropicais, o Cerrado apresenta duas estações bem marcadas: inverno seco e verão chuvoso. Com solo de savana tropical, deficiente em nutrientes e rico em ferro e alumínio, abriga plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneas; o Cerradão, tem um tipo mais denso de vegetação, de formação florestal. Pequenas árvores de troncos torcidos e recurvados e de folhas grossas, esparsas em meio a uma vegetação rala e rasteira, misturam-se, às vezes, com campos limpos ou matas de árvores não muito altas. A paisagem é agressiva, e por isso, durante muito tempo, foi considerada uma área perdida para a economia do país. Onde corre um rio ou córrego, encontram-se as Matas Ciliares, ou Matas de Galeria, que são densas florestas estreitas, de árvores maiores, que margeiam os cursos d’água. Nos brejos, próximos às nascentes de água, o buriti domina a paisagem e forma as Veredas de Buriti. Devido à sua localização, o Cerrado, compartilha espécimes com a maioria dos biomas brasileiros [Floresta Amazônica, Caatinga e Mata Atlântica. Estima-se que 10 mil espécies de vegetais, 837 de aves e 161 de mamíferos vivam no Cerrado.


A fauna do Cerrado é pouco conhecida, particularmente a dos Invertebrados. Seguramente ela é muito rica, destacando-se naturalmente o grupo dos Insetos. Entre os Vertebrados de maior porte, encontramos: a jibóia, a cascavel, várias espécies de jararaca, o lagarto teiú, a ema, a seriema, a curicaca, o urubu comum, o urubu caçador, o urubu-rei, araras, tucanos, papagaios, gaviões, o tatu-peba, o tatu- galinha, o tatu-canastra, o tatu-de-rabo-mole, o tamanduá-bandeira e o tamanduá-mirim, o veado campeiro, o cateto, a anta, o cachorro-do-mato, o cachorro-vinagre, o lobo-guará, o gato mourisco, e muito raramente a onça-parda e a onça-pintada. Essa riqueza biológica, porém, é seriamente afetada pela caça e pelo comércio ilegal.

O cerrado é o sistema ambiental brasileiro que mais sofreu alteração com a ocupação humana. Hoje, menos de 2% está totalmente protegido em parques ou reservas. A ocupação desordenada e destrutiva de sua área faz do Cerrado, hoje, o ecossistema brasileiro que mais sofre agressões por parte do "desenvolvimento". É considerado um dos Biomas mais ricos do planeta e tem alta prioridade de preservação.

A próxima vez que você for ao Recanto observe bem as características de Cerrado. Se você ainda não conhece o Recanto dê logo um jeito de ir porque você não sabe o que está perdendo. O Recanto “O Caminho é Jesus” além de ser um patrimônio da Igreja é um patrimônio Natural, obra das mãos do Arquiteto do Universo.

“Só Tu és Senhor. Fizeste o Céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo o que nela há, os mares e tudo o que neles há. Tu os conservas com vida a todos, e o exército dos céus te adora.” [Neemias 9:6]

Você que tem interesse em saber algo biologicamente falando, mande um email para
ocaminho.iepcj@gmail.com.

Bióloga a serviço da vida, Jesus é a própria vida [João 14:6].

[Por Ana Carolina F. Silva - IEPCJ Maria Goretti]

[o caminho]
Eu leio!

Extraído da edição nº73 . novembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário