sábado, 12 de maio de 2012

Palavra Pregada [1.mai]

A palavra pregada, na terça [1.mai], pelo Pastor Darcy foi Jó 4:6: "Elifaz repreende a Jó".

"Porventura não é o teu temor de Deus aquilo em que confias, e a tua esperança a retidão dos teus caminhos?"

Deus ama a Jó por causa da sua retidão.

"Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal." [Jó 1:1]

Retidão é fazer o bem, dar conta dos seus compromissos na terra diante dos homens, amar a causa de Deus. Ser fiel dizimista e contribuinte é parte da retidão, é uma prova de amor.

Retidão é ter certeza no coração. Retidão é a bússola do justo. Ele sempre segue a dizer "eu sei", mesmo em tribulação.

Mesmo sendo reto, Jó é incapaz de responder a Deus.

"Na verdade sei que assim é; porque, como se justificaria o homem para com Deus?

Se quiser contender com ele, nem a uma de mil coisas lhe poderá responder." [Jó 9:2-3]

Jó sabe que será achado justo.

"Ouvi com atenção as minhas palavras, e com os vossos ouvidos a minha declaração.

Eis que já tenho ordenado a minha causa, e sei que serei achado justo." [Jó 13:17-18]

Jó sabe que seu Redentor vive!

"Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.

E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus," [Jó 19:25-26]

"E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados;

E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos." [Mateus 27:52-53]

"Quem me dera agora, que as minhas palavras fossem escritas! Quem me dera, fossem gravadas num livro!

E que, com pena de ferro, e com chumbo, para sempre fossem esculpidas na rocha." [Jó 19:23-24]

"Vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão; e por isso os meus rins se consomem no meu interior." [Jó 19:27]

Quem pode tirar a certeza e a esperança do que ama a retidão?

Toda vez que Jó fala "eu sei" está envolvido com a esperança!
Vivemos de alegrias e realizações.

Deus questiona a Jó:

"A chuva porventura tem pai? Ou quem gerou as gotas do orvalho?

De que ventre procedeu o gelo? E quem gerou a geada do céu?
Como debaixo de pedra as águas se endurecem, e a superfície do abismo se congela.
Ou poderás tu ajuntar as delícias do Sete-estrelo ou soltar os cordéis do Orion?
Ou produzir as constelações a seu tempo, e guiar a Ursa com seus filhos?" [Jó 38:28-32]

Jó responde:

"Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo:

Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.
Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia.
Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás.
Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos.
Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza." [Jó 42:1-6]

Jó sabia em quem confiava!

[o caminho]
Eu leio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário