segunda-feira, 4 de abril de 2011

[o caminho] Eu leio desde 2004

Parabéns Leitor,

Este mês, comemoramos 7 anos de [O CAMINHO] para a Glória de Deus. “Porque Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. Glória, pois, a ele eternamente. Amém.” [Romanos 11:36]. Nessa edição de aniversário vamos biologar um pouco sobre as táticas que algumas plantas utilizam para disseminar suas sementes. Em Biologia chamamos isso de dispersão.

A disseminação dos frutos e sementes tem por finalidade assegurar que o desenvolvimento de novas plantas não seja impedido pela competição com outros indivíduos, por falta de espaço, de nutrientes, de luz, etc. A dispersão através de
transportadores físicos ou biológicos realiza-se de forma diferente conforme as características dos frutos e das sementes. No caso da ervilha ou do feijão, a libertação das sementes ocorre de forma brusca e as sementes são lançadas a uma certa distância quando vagem se retorce ao secar. Quando as sementes não se desprendem tão facilmente e com tanta força, a disseminação realiza-se pelo vento [como acontece, por exemplo, com as sementes das orquídeas que são muito pequenas] e pelos animais [como acontece com aves aquáticas, que transportam as sementes misturadas com o lodo, ou com as aves frugívoras, que também são boas transportadoras de sementes].

Os próprios humanos podem transportar sementes quer de forma acidental quer para cultivar. Nos frutos que não possuem mecanismos de abertura, as sementes desprendem-se da planta conjuntamente com os frutos, ficando em liberdade quando ocorre a putrefação ou fratura do fruto. A disseminação ocorre da mesma maneira pelo vento como acontece com o dente-de-leão, ou a semente tem formações membranosas como no caso do pinheiro. Alguns frutos têm ganchos ou substâncias viscosas que aderem aos animais como acontece com a luzerna ou com o visco. Também há frutos carnudos que podem ser comidos pelos animais, mas cujas sementes resistem à ação dos sucos digestivos e são disseminados com a expulsão dos excrementos. Algumas plantas que se desenvolvem próximo da água têm frutos que flutuam e são arrastados pelas correntes. É o caso dos frutos dos juncos e dos cocos dos coqueiros ou palmeiras de coco.

A dispersão de sementes é muito importante para as plantas, por aumentar as taxas de sobrevivência das sementes, ao serem levadas para longe da planta-mãe. Essa distância em relação à planta-mãe possibilita que as sementes sejam levadas para locais propícios à sua germinação, além de evitarem predadores que conhecem a localização original das mesmas e parasitas que porventura poderiam ser passados da mãe às plântulas.

Assim como as plantas a palavra de Deus é semeada de várias formas e o Informativo do Ministério “O Caminho é Jesus” [O CAMINHO] é um mecanismo para que a semente da Palavra de Deus alcance muitas pessoas.

Há sete anos atrás [O CAMINHO] estava apenas dentro da Igreja.

Hoje, ele alcança toda a região através de evagelismo; pelos Correios chega a vários bairros de BH e região metropolitana, outros Estados do nosso País [Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro] e atravessa o Atlântico chegando a Londres na Inglaterra. Pela internet [O CAMINHO] chega a qualquer lugar que tiver um computador ligado à rede.

Até o momento em que estou escrevendo esse texto, já formam 3.886 visualizações no nosso Blog [que existe há um ano]. O teatro apresentado pelo PRAÇÃO, no retiro, “José na casa de Potifar” já foi visualizado 603 vezes no youtube.

Nós que fazemos [O CAMINHO] acreditamos que, como na Parábola do Semeador [Lucas 8:4 -15] quando a gente semeia, uma parte cai à beira do caminho e é pisada e as aves do céu a comem, outra parte cai sobre a pedra e acaba secando, outra cai entre espinhos que a sufocam, mas outra parte cai em terra boa e nascida produz fruto.

E assim a gente vai CAMINHANDO e crendo que em algum lugar a semente vai cair em boa terra, que alguns vão ouvir e reter em um coração honesto e bom, e darão frutos.

Acredite nisso você também, ore, contribua, escreva e semeie a boa semente que é a Palavra de Deus!


”Jesus é o jardineiro e as árvores somos nós
Ao som da sua voz, minha alma floresce
Frutos nascem, flores crescem
Ele entrou na minha casa, Ele entrou na minha vida
Cuidou de cada folha, cuidou de cada galho
Fez em terra seca germinar copa bonita
Eu sou a semente que não secou no sol
Sou a semente que o pássaro não devorou
Sou a semente que o espinho não sufocou
Eu sou a árvore de bons frutos e foi Deus quem me plantou.”

[♫Árvore de Bons Frutos . Pregador Luo . Apocalipse 16]

Você que tem interesse em saber algo biologicamente falando, mande um email para ocaminho.iepcj@gmail.com.

Bióloga a serviço da vida, Jesus é a própria vida [João 14:6]

[Por @AnaCarolbios]

[o caminho]
Eu leio!

Extraído da edição nº 78 . abril de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário