terça-feira, 12 de abril de 2011

Biologando =)

Sacola Plástica nunca mais...



Caro leitor,

O Biologando, hoje, é de utilidade pública e vamos nos informar sobre uma lei que vai dar o que falar e mudar a rotina de muita gente...

A partir do dia 28 de Fevereiro, os estabelecimentos de Belo Horizonte foram obrigados a utilizar sacos de lixo ecológicos ou sacolas retornáveis. A decisão refere-se a uma lei municipal de 2008, que dava um prazo de três anos para que os estabelecimentos se adaptassem a uma rotina sem sacolas plásticas gradativamente.

Esse prazo se esgotou em 2011 e a obrigatoriedade das sacolas ecológicas vai transformar BH na primeira capital brasileira sem sacolas Plásticas em circulação. A Lei Municipal, originária do Projeto de Lei 1.337/2007, de autoria do vereador Arnaldo Godoy, exige a substituição de sacos e sacolas plásticas por soluções ecológicas. A legislação entrou em vigor no dia 1ª de março e, a partir do dia 19 de abril, lojas, supermercados, drogarias, padarias e outros estabelecimentos estarão proibidos de utilizar a tradicional sacolinha plástica.

E agora o que fazer? Uma opção são as sacolas biodegradáveis [compostáveis] que são aquelas produzidas com matéria orgânica, geralmente amido de milho, que é de fácil decomposição. Esse material se degrada em até 180 dias pela ação de microorganismos presentes em ambientes de compostagem e de aterros sanitários. Transformam-se em um composto orgânico que pode ser usado como húmus na adubação. As sacolas conhecidas por oxibiodegradáveis não entram na lista das sacolas ecológicas porque, sendo feitas a partir do petróleo, causam tantos prejuízos ao meio ambiente quanto as sacolas comuns. Por isso, fiquem ligados e não se deixem enganar!

E como vai funcionar na prática? Para dar conta do recado em Belo Horizonte, entidades representantes do comércio varejista e da sociedade se uniram em apoio à lei e lançaram a campanha Sacola Plástica Nunca Mais, de responsabilidade socioambiental. As ações da campanha iniciaram em 13 de março e terão a duração de aproximadamente 45 dias. O objetivo é conscientizar empresas e consumidores da importância das embalagens retornáveis, fornecendo informações sobre as alternativas para a substituição das sacolas plásticas descartáveis e incentivando a mudança de comportamento. Além de campanha na mídia, os atendentes do varejo, que mantêm contato direto com os consumidores, serão treinados para que estejam aptos a esclarecer as dúvidas da população.

Para estimular a mudança de hábito na população, a campanha produzirá um modelo de sacola retornável que terá sua unidade vendida a R$ 1,98 [preço de custo] nos pontos de varejo participantes do programa. Assim como a sacola retornável, a compostável estará à venda no comércio varejista, ao valor fixo de R$ 0,19 a unidade.

“Belo Horizonte foi contemplada com uma lei muito bem-vinda e será a primeira capital do país a restringir o uso das sacolas plásticas. Quanto menos descarte, mais saudável o ambiente”, destacou o coordenador da campanha e presidente da Amis, José Nogueira. Segundo ele, as ações propostas pela campanha buscam reduzir ao máximo o uso de sacolas descartáveis, portanto as sacolas compostáveis devem ser encaradas como uma forma de uso emergencial. José Nogueira enfatizou a importância da aplicação da Lei Municipal. “Por mais de 25 anos adotamos a sacola plástica como a principal ferramenta de transporte de mercadorias adquiridas no varejo. Essas embalagens demoram até 400 anos para se decompor no meio ambiente. Não será fácil mudar nossos velhos hábitos, mas o planeta agradecerá nosso esforço”, afirmou.

E você leitor, o que achou da nova lei? Dê a sua opinião!

Você que tem interesse em saber algo biologicamente falando, mande um email para ocaminho.iepcj@gmail.com

Bióloga a serviço da vida, Jesus é a própria vida [João 14:6]

[Por @AnaCarolbios]

[o caminho]
Eu leio!

Extraído da edição nº77 . março de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário