sexta-feira, 22 de abril de 2011

Páscoa: Celebrando a libertação

Estamos acostumados, a ver esta festa por aí, tendo como personagem central “o coelho e os ovos de chocolate”. Mas, nós, cristãos que somos, temos o dever de trazer à tona o real sentido da Páscoa.

Essa festa começou lá no Egito no ano 1513 A.C., instituída por Moisés por ordem de Deus.

Êxodo 12:14 >“E este dia vos será por memorial, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; através das vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.
Essa festa foi em comemoração ao que ainda estava para acontecer: a libertação do povo de Deus do cativeiro de Faraó."


E ao contrário do que vemos, o personagem central é um cordeiro macho de um ano e sem defeito.

[Êxodo 12:3-5] “Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Ao décimo dia deste mês tomará cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família. Mas se a família for pequena demais para um cordeiro, tomá-lo-á juntamente com o vizinho mais próximo de sua casa, conforme o número de almas; conforme ao comer de cada um, fareis a conta para o cordeiro. O cordeiro, ou cabrito, será sem defeito, macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras...”

Esse cordeiro deveria ser sacrificado, e seu sangue seria para passar na verga e nos umbrais da porta, e sua carne seria assada e comida, com pães asmos e ervas amargas.

Êxodo12:8 “E naquela noite comerão a carne assada ao fogo, com pães asmos; com ervas amargosas a comerão.”

E naquela mesma noite, o Senhor iria ferir todos os primogênitos do Egito, somente aqueles cujo a casa tivesse o sinal [o sangue do cordeiro] que estaria livre daquela praga.

Êxodo12:12 e13. “Porque naquela noite passarei pela terra do Egito, e ferirei todos os pri-mogênitos na terra do Egito, tanto dos homens como dos animais; e sobre todos os deuses do Egito executarei juízos; eu sou o Senhor. Mas o sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu o sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga para vos destruir, quando eu ferir a terra do Egito.”

Então Faraó levantou-se de noite e vendo que Deus havia ferido de morte todos os primogênitos do Egito desde homens até animais, libertou o povo de Deus do seu cativeiro.

Êxodo 12:30,31 “E Faraó levantou-se de noite, ele e todos os seus servos, e todos os egípcios; e fez-se grande clamor no Egito, porque não havia casa em que não houvesse um morto. Então Faraó chamou Moisés e Arão de noite, e disse: Levantai-vos, saí do meio do meu povo, tanto vós como os filhos de Israel; e ide servir ao Senhor, como tendes dito”.

E hoje o Senhor nos chama outra vez para celebrar a páscoa, porque dessa vez o cordeiro que foi sacrificado, não é outro senão “O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” e com seu sangue nos assinalou e nos libertou da escravidão do pecado e do poderio do diabo.

Jesus Cristo é a nossa páscoa, e Ele nos chama a celebrar uma páscoa sem fermento.

[1Coríntios 5:7e8] “Expurgai o fermento velho, para que sejais massa nova, assim como sois sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado. Pelo que celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da malícia e da corrupção, mas com os asmos da sinceridade e da verdade.”

[Por Carlos Alberto “Betinho” - IEPCJ Maria Goretti]

[o caminho]
Eu leio!

Extraído da edição nº78 . abril de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário