sexta-feira, 4 de março de 2011

Sexo! Vou dar conta de “segurar a onda”?

Sempre procuro dar uma resposta que leve o jovem a entender a importância de se guardar para o casamento e como é gratificante obedecer à palavra de Deus [Josué 1:8a], pois tal atitude lhe trará grandes benefícios [Josué 1:8b]. Acompanhe as razões apresentadas a seguir:

1.Fator Biológico.
Se der vontade de você praticar o sexo, isso não significa que você tenha, obrigatoriamente, que fazê-lo. Diferente da necessidade de se alimentar ou ir ao bannheiro – que você pode conter por um determinado período, mas terá de fazer – o sexo não é algo que não se possa conter. É possível esperar e, se você não praticá-lo não significa que irá morrer ou seu corpo sofrerá algum dano.

2.Temor a Deus.
Isto é fundamental nos momentos de desejo, este temor fará com que você raciocine sobre o que pode acontecer se desobedecer os ensinamentos estabelecidos por Deus. “O Temor do Senhor é fonte de vida para evitar laços da morte.” Provérbios 4:27. Embora o nosso Deus seja amoroso e perdoador, devemos ser reverentes à sua soberania, isto é o que nos incentiva a buscar a santidade [2 Coríntios 7:1].

3. As Conseqüências Futuras.
Sexo antes do casamento traz muitas conseqüências para o futuro, dentre elas a gravidez precoce. Isto é um fato, basta olharmos para o número alarmante de adolescentes grávidas. Esta é uma conseqüência irreversível. Além disto, também existem as doenças sexualmente transmissíveis. Segundo dados da ONU, cerca de 5 milhões de pessoas foram infectadas com o vírus da AIDS somente em 2005, e o número de pessoas vivendo com o vírus na América Latina chega a 1,8 milhões. A melhor prevenção é o sexo seguro que se consegue em uma relação estável e duradoura, que é o casamento.

4.O amor.
O ato sexual vai além dos instintos carnais, inclui afeto, carinho, afeição e, o mais importante, amor. O amor é um dos termos mais dinâmicos que o Apóstolo Paulo emprega para se referir à vida santa habilitada pela plenitude do Espírito. O amor é paciente.

5.A virgindade.
O selo da pureza é a virgindade, ela é um selo físico e também espiritual. Vale tanto para o homem quanto para a mulher. O selo físico uma vez violado não tem retorno, mas, do ponto de vista espiritual, há esperança mediante ao arrependimento de nossos atos. O Apóstolo Paulo ao ensina a Igreja em Corinto sobre lealdade a Cristo, usa a metáfora do noivado e do casamento [2 Coríntios 11:2]. Ele mostra que uma noiva deve chegar ao seu marido como uma “virgem pura”, e seu marido de se apresentar a ela de igual forma.

6.Ser livre.
Isto significa vencer as influências externas, ou seja, se eu passar em frente a uma banca de revista e for exposto a imagens que induzem ao erotismo, elas não irão me influenciar, pois sou livre. Isto se consegue com a ajuda do Espírito Santo que habita em nós [Romanos 8:9-11] e que nos santifica [2 Tessalonicenses 2:13].

Vale a pena “segurar a onda” e esperar pra praticar o sexo no momento certo, na hora certa, no local certo. Vale a pena seguir os ensinamentos do nosso Deus e esperar pelo casamento. “Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças” [Isaías 40:31a].

[Revista Estilo Jovem – nº 2 – pág 14: Relacionamento . 2007]

[o caminho]
Eu leio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário