domingo, 27 de março de 2011

O símbolo da Quaresma

O que é a Quaresma?

Vamos refletir... Segundo a igreja católica, simboliza os 40 dias que Jesus jejuou no deserto [Mateus 4:1-11]. Mas, por que o jejum da Quaresma é feito 40 dias antes da paixão de Cristo? [ou seja 40 dias antes de sua morte?] Se olharmos à luz da Bíblia, Jesus jejuou 40 dias depois que foi batizado, e antes de iniciar seu ministério e não para se preparar para sua morte.

A Quaresma também é rodeada de supertições. As pessoas que têm o costume de guardar a Quaresma, não comem carne na sexta-feira, dentre outros ritos. Bom, essa é a visão católica.

Agora, vamos ver a verdadeira história. Em 140 d.C., Telésforo, Bispo de Roma, instituiu o “jejum quaresmal”, foi oficiliazado, porém em 519. Em lugar do feriado pagão que guardava 40 dias de pranto por Tamuz. [Ezequiel 8:14 Então ele me levou à entrada da casa do Senhor, que está do lado do norte, e vi ali mulheres assentadas chorando por Tamuz”]. Segundo a mitologia babilônica, Tamuz morria anualmente e em seguida, renascia, combinando com o ciclo agrícola. Em outra mitologia, Tamuz foi morto por um javali. Sendo assim que sentido faz um cerimonial a um deus que foi morto por um porco?

Mas, vamos voltar para a realidade cristã, independente da Quaresma ser ou não o “jejum de Jesus”, não temos que nos apegar a um período específico para fazer penitências, mas que tenhamos uma vida de obediência a Deus [1 Samuel 15:22: “Porém, Samuel respondeu: tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à sua palavra? Obedecer é melhor do que sacrificar, e atender melhor é do que a gordura de carneiros.”]

Caro leitor, que o Senhor te abençoe e até a próxima edição de [o caminho].

[Por Carlos Alberto "Betinho" - IEPCJ Maria Goretti]

[o caminho]
Eu leio!

Extraído da edição nº77 . março de 2011]

Um comentário:

  1. Sem intimidade com Deus,não há santidade!
    Sem santidade,não há autoridade!
    Sem autoridade,não há conquista !
    Vamos buscar mais a presença de Deus!!!!!
    Eliane

    ResponderExcluir