sexta-feira, 4 de março de 2011

A natureza pagã do carnaval

Provavelmente originário dos ritos da fertilidade da primavera pagã, o primeiro carnaval de que se tem notícia foi a festa de Osíris no Egito, que marca o recuo das águas do Nilo. Os carnavais alcançaram o pico de distúrbio, desordem, excesso, orgia e desperdício junto com a Bacchanalia Romana e a Saturnália.

Durante a Idade Média, a Igreja tentou controlar as comemorações. Alguns papas passaram a servir de patronos. Daí para frente, os excessos foram gradualmente eliminados e o carnaval foi assimilado como o último festival antes da ascensão da Quaresma.

A tradição do carnaval ainda é comemorada na Bélgica, Itália, França e Alemanha. No hemisfério ocidental, o principal carnaval acontece no Rio de Janeiro, Brasil [desde 1840] e na Mardi Gras em New Orleans, E.U.A. [desde 1857].

Pré-cristãos medievais e carnavais modernos tem um papel temático importante. Eles celebram a morte do inverno e a celebração do nascimento da natureza. Ultimamente reunimos o individual ao espiritual e aos códigos sociais da cultura. Ritos antigos de fertilidade, com eles sacrifício dos deuses, exemplificam esse encontro. Por outro lado, o carnaval permite paródias, e separação temporária de constrangimentos sociais e religiosos. Por exemplo, escravos são iguais aos seus mestres durante a Saturnália Romana; essa festa medieval inclui uma missa blasfemiosa; e durante o carnaval fantasias sexuais e tabus sociais são, algumas vezes, temporariamente suspensos.

Irmão, se você tem o hábito de participar desta festa diabólica, veja o que a palavra de Deus diz a respeito das práticas que são os símbolos desta festa:

“Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.” [Gálatas 5: 19-21]

Programe seus dias de Carnaval [5 a 8 de março] para estar mais ainda na presença de Deus!

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” [Mateus 26:41]

“Fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne;” [Gálatas 5:13]

[Por Carlos Alberto “Betinho” - IEPCJ Maria Goretti]

[o caminho]
Eu leio!

Extraído da edição nº76 . fevereiro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário