sexta-feira, 29 de outubro de 2010

[Caminhando] pela Cidade Nua

"Na babilônia de um povo de impuros lábios . Deus usa os loucos pra confundir os sábios" [♫ Cidade Nua . Dj Alpiste]




No dia [27.08], a equipe de evangelismo saiu pelas ruas de BH, levando a Luz!

Particpe do Evangelismo de Madrugada: com o seu tempo, sua disposição, sua oração, intercessão e financeiramente, para que possamos levar além do pão espiritual, alimento material para o nosso próximo.

Veja mais fotos na galeria [o caminho]: www.flickr.com/ocaminho

[o caminho]
Eu leio!

Palavra Pregada [27.08]

A palavra pregada, na sexta [27.08], pela irmã Francisca foi Salmos 66:1-9: "Ofertas de gratidão".

"Aclamai a Deus, toda a terra.
Salmodiai a glória do seu nome, dai glória ao seu louvor.
Dizei a Deus: Que tremendos são os teus feitos!
Pela grandeza do teu poder a ti se mostram submissos os teus inimigos.
Prosta-se toda a terra perante ti, canta salmos a ti; salmodia o teu nome.
Vinde e vede as obras de Deus: tremendos feitos para com os filhos dos homens!
Converteu o mar em terra seca; atravessaram o rio a pé; ali nos alegramos nele.
Ele, em seu poder, governa eternamente; os seus olhos vigiam as nações; não se exaltem os rebeldes.
Bendizei, ó povos, o nosso Deus; fazei ouvir a voz do seu louvor:
o que preserva com vida a nossa alma, e não permite que nos resvalem os pés."


Sejamos agradecidos a Deus em todo o tempo!
Em tudo dai graças!

"Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, terrível em feitos gloriosos, que operas maravilhas?" [Êxodo 15:11]

[o caminho]
Eu leio!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Halloween


Superstições e influências ocultistas de várias culturas uniram-se através dos séculos criando o Halloween.

O dia das bruxas é comemorado no dia 31 de Outubro.
Deve o cristão participar de tal festa?

A festividade do Halloween tem suas raízes nos festivais de outono dos Celtas que viveram há centenas de anos, onde é hoje a Grã Bretanha e o norte da França. Eram idólatras animistas, pois adoravam a natureza e tinham o deus sol como divindade favorita. Seus sacerdotes eram chamados de druidas, influentes guias espirituais e dados à magia e à feitiçaria.

Os Celtas criam que o ano novo deveria ser comemorado na última noite de Outubro, pois o véu entre o nosso mundo e o mundo dos mortos se tornava mais frágil, sendo essa noite o tempo ideal para se comunicar com os que já haviam partido. Acreditavam que os espíritos dos mortos voltavam ao antigo lar procurando algum contato com entes queridos. Se os vivos não providenciassem comida para esses espíritos, coisas terríveis lhes poderiam acontecer e se não lhes oferecessem uma festa nesta data, eles atormentariam os vivos. Seria uma noite de medo, pois os aldeões amedrontados acendiam fogueiras para honrar o deus sol sacrificando-lhe animais e oferecendo-lhe colheitas. Temiam que os espíritos matassem seus rebanhos e destruíssem suas propriedades. Para confundir os espíritos, os aldeões passaram a se vestir com roupas negras e usavam máscaras, ofertavam seus sacrifícios em altares adornados com maçãs simbolizando a vida eterna. O vinho era substituído pela sidra ou suco de maçã. Tudo isso misturado com muita música e dança.

O Halloween está associado com os rituais pagãos e superstições ocultistas: Samhain, ano novo dos druidas.

Nessa mesma época do ano, os povos latinos e em especial os romanos, comemoravam o festival de Pomona [deusa das frutas e dos jardins], festa das colheitas. A maçã e as nozes, símbolos de armazenagem para o inverno, eram ofertados aos deuses romanos em grandes fogueiras como um gesto de agradecimento por causa da boa colheita do ano anterior. A celebração tinha também aspectos místicos com espíritos e bruxas presentes sondando as festividades. Os romanos adotaram muitas divindades gregas na criação de sua própria mitologia para aplacar o ódio de Hecate [rainha do mundo subterrâneo], colocando bolos de mel e corações de galinha como oferenda nas soleiras das portas.

Bruxas e feiticeiras sempre foram vistas como adoradoras de demônios e detentoras de poderes mágicos e ocultos. Na Idade Média, as bruxas eram consideradas perigosas pois se agrupavam em comunidades anti-cristãos e eram cuidadosas em seus métodos para seduzir suas vítimas com promessas de soluções para os seus problemas, levando-as a deixar suas crenças em Deus e a adorar ao diabo. Foram alvo de uma perseguição religiosa nos séculos XV, XVI e XVII por parte da igreja católica romana.

Embora, condenasse esses festivais como o de Sanhaim e Pomona, a igreja não foi capaz de reprimi-los por completo. Então recorreu a um astuto plano, incorporou o dia da celebração pagã ao calendário Cristão, o festival Celta em homenagem aos mortos, Samhaim; e o dia 1º de Novembro como o dia de todos os santos e santas que já haviam deixado a vida. É interessante notarmos que aquilo que era proibido pela igreja católica romana foi aculturado e tornou-se dia santo para se cultuar os mortos: o famoso dia de finados.

Veja leitor, a origem do Halloween está associada à comunicação com os mortos, prática condenada pela palavra de Deus. “Não recorram aos médiuns, nem busquem a quem consulta espíritos, pois vocês serão contaminados por eles” [Levítico 19:31].

Quanto à pergunta inicial se convém ou não comemorar, cabe a nós, olharmos a palavra de Deus: “E não vos associeis com as obras infrutuosas das trevas,antes porém, condenai-as, mas todas as coisas manifestas pela luz tornam-se visíveis, pois é a luz que a tudo manifesta. Desperta ó tu que dormes e levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará.” [Efésios 5:11-14]

[Por Carlos Alberto “Betinho” - IEPCJ Maria Goretti]

[o caminho]
Eu leio!

Extraído da edição nº72 . outubro de 2010

Palavra Pregada [24.08]

A palavra pregada, na terça [24.08], pela irmã Francisaca foi Deuteronômio 10:12-18: "Exortação à obediência".

"Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor requer de ti? Não é que temas o Senhor teu Deus, andes em todos os seus caminhos, e o ames, e o sirvas ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma,
para guardares os mandamenteos do Senhor, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?
Eis que os céus e os céus dos céus são dos Senhor teu Deus, a terra e tudo o que nela há.
Tão somente o Senhor se afeiçoou a teus pais para os amar: a vós outros, descendentes deles, escolheu de todos os povos, como hoje se vê.
Circundai, pois, o vosso coração, e não mais endureçais a vossa serviz.
Pois o Senhor vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e temível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita suborno;
que faz justiça ao órfão e à viúva, e ama os estrangeiro, dando-lhe pão e vestes."


[o caminho]
Eu leio!

Moda: Tendência

As estampas florais estão bem evidentes nas propostas para o verão.

Além das padronagens de rosas, hibiscos e outras espécies, quero destacar o estilo Liberty. Sabe aquela estampa em que as flores são miudinhas e bem juntas?





Pois é, encontramos não somente em roupas, mas também em óculos, calçados, pulseiras e até mesmo em objetos que não fazem parte do vestuário.

[Por Polly Pereira]

[o caminho]
Eu leio!

Extraído da edição nº72 . outubro de 2010

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Palavra Pregada [22.08]

A palavra pregada, no domingo [22.08], pelo Pastor Darcy foi Êxodo 33:16: "Moisés roga a Deus sua presença".

"Pois como se há de saber que achamos graça aos teus olhos, eu e o teu povo? não é porventura, em andares conosco, de maneira que somos separados, eu e o teu povo, de todos os povos da terra?"

Precisamos andar com Deus!
Vamos convencer que andamos com Deus, através do nosso testemunho!

[o caminho]
Eu leio!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Olha a ratoeira!

Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. E pensou logo em que tipo de comida poderia estar ali. Ficou aterrorizado quando descobriu que era uma ratoeira. Foi para o pátio da fazenda advertindo a todos :

_Tem uma ratoeira na casa, gente. Tem uma ratoeira na caaasa!!!!

A galinha, que estava cacarejando e ciscando, levantou a cabeça e disse:

_Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que a ratoeira é um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda não.

O rato então foi até o cordeiro e disse a ele:

_Sr. Cordeiro, tem uma ratoeira na casa, uma ratoeeeeeira!

_Desculpe-me Sr. Rato, mas não há nada que eu possa fazer, ”a não ser orar”. Fique tranqüilo que o Sr. será lembrado nas minhas preces.

O rato dirigiu-se então à vaca. Ela respondeu:

_O que Sr. Rato? Uma ratoeira na casa? Mas,e aí? Por acaso estou em perigo? Hum ... acho que não! Mas,olha,orarei pelo senhor,tá?

Então o rato trêmulo, preocupado, voltou para casa, cabisbaixo e abatido, para encarar sozinho a perigosa ratoeira do fazendeiro.

Naquela noite ouviu-se um grande barulho, como o de uma ratoeira pegando sua vítima.
A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego. No escuro, não viu que a ratoeira pegara a cauda de uma cobra venenosa. A cobra picou a mulher.O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela foi, mas voltou ainda com febre.

Bem, todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja. O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal:a galinha...

Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos “solidários” vieram visitá-la. Para alimentá-los então, o fazendeiro matou o cordeiro.

A mulher, contudo, não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio para o funeral. E o fazendeiro agora, não teve outra saída, sacrificou a vaca para alimentar o povo.

MORAL DA ESTÓRIA: Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema NÃO LHE DIZ RESPEITO, lembre-se que, quando há uma “ratoeira“ armada na casa, ”TODA FAZENDA” corre risco...
[Bem pra quem sabe ler...]

[Colaboração de Eliane F. Silva - IEPCJ Maria Goretti]

[o caminho]
Eu leio!

Culto da família [21.08]

"Na sua descendência, serão benditas todas as famílias da Terra." [Atos 3:25]

Acreditando nessa promessa, nós, do Ministério “O Caminho é Jesus”, nos reunimos no 3º sábado [20.08] para compartilhar das bênçãos reservadas por Deus, para a nossa geração.

A irmã Beth Soares cantou a "Oração da Família":



"Pai nosso, que estás no céu,
Santifica minha casa.
Estabelece o teu reino em nós
Pra que façamos tua vontade.
Que a nossa mesa se farte de pão.
Que a nossa fé cresça de grão em grão.
Nos cubra de santidade, sabedoria e submissão.
Não deixe que nos falte o pão.
Fortaleça a fé em nossos corações.
Que os nossos filhos te sirvam com amor;
Benditos sejam para glória do Senhor.

O meu maior patrimônio
Precisa do teu auxílio.
Minha família te chama.
Oh, vem, Senhor, morar comigo.
A tua graça nos faz prosperar.
Tua Palavra nos edificará.
Pai nosso, que estás no céu,
Santifica o nosso lar / abençoa o nosso lar.

Eu e minha casa serviremos ao Senhor.
Todos os dias te daremos o melhor do nosso louvor.
Eu e minha casa serviremos ao Senhor.
Fomos feitos para glória do Senhor."

[♫ Oração da Família . Raquel Mello]



Foi feito um clamor pelas famílias!

A palavra pregada pelo irmão Jorge foi Jonas 2:1-10: "A oração de Jonas no ventre do peixe":

"Então Jonas do ventre do peixe orou ao Senhor, seu Deus, e disse:
Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do abismo gritei e tu me ouviste a voz.
Pois me lançaste no profundo, no coração dos mares e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas passaram por cima de mim.
Então disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; tornarei, porventura, a ver o teu santo templo?
As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou; e as algas se enrolaram na minha cabeça
até os fundamentos dos montes.
Desci até à terra, cujos ferrolhos se correram sobre mim para sempre; contudo fizeste subir da sepultura a minha vida, ó Senhor, meu Deus!
Quando dentro em mim desfalecia a minha alma, eu me lembrei do Senhor; e subiu a ti a minha oração no teu santo templo.
Os que se entregam à idolatria vã, abandonam aquele que lhes é misericordioso.
Mas com voz do agradecimento eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. Ao senhor pertence a salvação!
Falou, pois, o Senhor ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra."


Que satisfação Deus tem que nos dar de alguma coisa?

Devemos lembrar do Senhor e continuar orando e clamando!

Clame! Grite! Abra a boca!

"Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.
Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar."
[2 Crônicas 7:14,15]

Alguns requisitos: sinceridade, fé, nunca desfalecer!

"Em tudo somos atribulados, porém, não angustiados; perplexos, porém não desanimados;
perseguidos, prém não desamparados; abatidos, porém não destruídos;
levando sempre no corpo o morrer de Jesus para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo."
[2 Coríntios 4:8-10]

Deus não atende murmuração. Deus atende oração!
O segredo é orar!


Todo 3° sábado do mês, nos reunimos para clamar pelas famílias. Participe conosco e seja abençoado em nome de Jesus.

"Eu e a minha casa serviremos ao Senhor." [Josué 24:15]
Creia!


[o caminho]
Eu leio!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Biologando... =)

Veneno também é remédio!!

Caro leitor, o nosso assunto desse mês aparenta ser um tanto quanto asqueroso, afinal, quem mais gosta de cobras, escorpiões, aranhas, lagartas, sapos e todos os tipos de animais além dos Biólogos? O que parece ser nojento para a maioria das pessoas, pode ser um assunto muito legal!

Então vamos biologar um pouco sobre animais venenosos e peçonhentos...

Veneno é qualquer substância tóxica, seja ela sólida, líquida ou gasosa, que possa produzir qualquer tipo de enfermidade, lesão, ou alterar as funções do organismo ao entrar em contato com um ser vivo. Essas substâncias são utilizadas por diversos animais e plantas como forma de proteção contra predadores e como arma para predar outros organismos.

Existe uma diferença entre animais venenosos e peçonhentos.

Animais peçonhentos são aqueles que possuem glândulas produtoras de veneno e estruturas que permitem injetar esse veneno como dentes ocos, ou ferrões, ou aguilhões, por onde o veneno passa ativamente. Ex.: serpentes, aranhas, escorpiões, abelhas, arraias. Animais venenosos são aqueles que produzem veneno, mas não possuem um aparelho inoculador [dentes, ferrões] provocando envenenamento passivo por contato [taturana], por compressão [sapo] ou por ingestão [peixe baiacu].

Além das suas funções ecológicas, os venenos desses seres vivos tem sido alvo de pesquisas e o Brasil vem se destacando no cenário internacional da pesquisa em toxinologia [Ciência que estuda toxinas] e isso não se deve somente à imensa biodiversidade, pois nosso país possui cerca de 25% da biodiversidade mundial, mas os produtos derivados dessas substâncias biologicamente ativas são focos atuais da ciência na busca de novos medicamentos e aplicações em biotecnologia.

Quem diria, por exemplo, que o veneno de uma aranha tem componentes que podem ajudar a controlar a pressão arterial? Pois é, vários estudos tem sido feitos com o veneno da aranha Phoneutria nigriventer, conhecida popularmente como aranha armadeira. Agressiva e de hábitos noturnos, a aranha armadeira possui um veneno mais rico em toxinas do que os escorpiões. Mas se depender de estudos desenvolvidos na Universidade Federal de Minas Gerais [UFMG], a má fama do animal tem tudo para ser esquecida. Isso porque a mesma toxina que mata e mutila pode ser transformada em medicamento para diversos tipos de doenças.

Talvez isso explique o fato de nós, Biólogos, gostarmos tanto desses bichinhos e lutarmos pela preservação deles; e cá pra nós... “Oh profundidade das riquezas tanto da sabedoria como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Quem compreendeu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?” [Romanos 11: 33-34].

O Arquiteto do Universo pensou mesmo em tudo, quanto mais eu aprendo com a ciência, mais eu creio que Deus é o criador de todas as coisas. Afinal, pode tamanha perfeição ser obra do acaso?

Você que tem interesse em saber algo biologicamente falando, mande um email para
ocaminho.iepcj@gmail.com.

Bióloga a serviço da vida, Jesus é a própria vida [João 14:6].

[Por Ana Carolina Fonseca - IEPCJ Maria Goretti]

[o caminho]
Eu leio!

Extraído da edição nº72 . outubro de 2010

Palavra Pregada [20.08]

A palavra pregada, na sexta [20.08], pela irmã Francisca foi Lucas 15:14: "A parábola do filho pródigo."

"Depois de ter consumido tudo, sobreveio àquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidade."

O filho pródigo era esbanjador.

Deixe Deus trabalhar na sua vida!
Ele nos dá liberdade!

Busque a orientação de Deus e valorize mais o que Ele tem nos proporcionado.

[o caminho]
Eu leio!

“Eu e a minha casa servimos ao Senhor”


O Hélio e eu nos conhecemos ainda na época do primário...

Anos mais tarde ele veio para o Ministério “O Caminho é Jesus”. Namoramos, noivamos e casamos. Depois de dois anos de casados, Deus nos presenteou com nossa filha [é a filha que nós mais amamos]. Escolhemos seu nome: Talita Isabela, que tem o seguinte significado: menina consagrada por Deus, e ela é. Ela é uma boa filha, não nos dá trabalho. Temos, como toda família, altos e baixos; enfrentamos dificuldades, mas somos cuidados e amados por Deus. “É melhor comer um pedaço de pão seco, tendo paz de espírito do que ter um banquete numa casa cheia de brigas.” [Provérbios 17:1].

Devemos procurar amar e respeitar uns aos outros e isso não é diferente dentro da nossa casa. E na-quilo que erramos, procuramos não errar mais e contamos sempre com a ajuda de Deus em tudo e para tudo. E ele não tem nos deixado sós. E sabemos que o melhor está por vir!

“Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer aos seus pais, pois isso é justo. Respeito a seu pai e sua mãe é o primeiro mandamento com promessa, a fim de que tudo corra bem para você, e viva muito tempo na terra. Pais, não tratem os seus filhos de tal maneira que eles fiquem irritados. Ao contrário, vocês devem criá-los com disciplina e de acordo com os ensinamentos cristãos.” [Efésios 6:1-4]

[Por Maria José “Zezé” da Família Castro Alves: Hélio, Zezé e Talita - IEPCJ Maria Goretti]



A família começa com o casamento. Quando Deus criou Adão e Eva, Ele revelou seu plano básico para o casamento: “Deixa o homem pai e mãe e se une a sua mulher tornando-se os dois uma só carne” [Gênesis 2:24]. Este plano é claro, um homem ligado a uma mulher. Tempos mais tarde, Jesus afirmou que este ainda é o plano de Deus. Ele citou este versículo e acrescentou: “Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem” [Mateus 19:6].

O casamento é uma relação para toda a vida; somente a morte deve separar este laço [Romanos 7:1-3]. O amor é o elo forte de sustentação da família, pois o que ama “tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta” [I Coríntios 13:7].

Não há receita para solucionar problemas familiares, mas existem conselhos Bíblicos para uma família feliz, sempre orando a Deus, vigiando os sentimentos emocionais e principalmente a língua.

Ah! Irmãos e leitores, o lar de uma família cristã deve ser um ambiente propício à presença de Deus. É maravilhoso sentirmos que o Senhor habita em nosso lar. Juntos no mesmo propósito caminhando a cada dia em conhecer Jesus Cristo autor e consumador da nossa fé.

[Por Família Freitas Caldas: David, Neide e Deivid -IEPCJ Maria Goretti]



Um lar, onde se diz: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” é uma bênção, pois podemos sentir fortemente a presença de Deus e a prosperidade que Ele nos traz. Nós descobrimos que o sentido da vida de uma família não se encontra no trabalho, nas riquezas, na luxúria, nos prazeres, nas drogas e nem na bebida. Nada disso nos leva a ser uma família feliz, só nos leva à destruição.

Marido e esposa que se tornam pais são instruídos a levar a sério suas responsabilidades de ensinar a palavra de Deus aos seus filhos em todas as oportunidades.“Quando teu filho, no futuro, te perguntar, dizendo: que significam os testemunhos, e estatutos, juízos que o Senhor nosso Deus nos ordenou?” [Deuteronômio 6:20]

Portanto, o único caminho é servir a Deus, ser uma família unida em Cristo, pois Deus é amor, vida, paz, alegria, poder de cura e milagres. Queremos compartilhar com vocês tudo isto, venha fazer parte dessa família. A família de Cristo!

Deus tem abençoado a minha família, e quer abençoar a sua também.

[Por Família Freitas Santiago: Benedito, Norman e Kennedy - IEPCJ Maria Goretti]

[o caminho]
Eu leio!

Extraído da edição nº72 . outubro de 2010

domingo, 24 de outubro de 2010

Palavra Pregada [17.08]

A palavra pregada, na terça [17.08], pelo Pastor Darcy foi Gênesis 14:18-23: "Melquisedeque abençoa a Abrão."

"Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus Altísimo:
abençoou ele a Abrão, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo; que possui os céus e a terra;
e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo.
Então disse o rei de Sodoma a Abrão: Dá-me as pessoas, e os bens ficarão contigo.
Mas Abrão lhe respondeu: Levanto minha mão ao Senhor, o Deus Altíssimo, o que possui os céus e a terra,
e juro que nada tomarei de tudo o que te pertence, nem um fio, nem uma correia de sandália, para que não digas: Eu enriqueci a Abrão;"


Temos que ser benditos por Deus!
Ter um pouco de Abraão e aprender a confiar em Deus.

Em Gênesis 15:1, vemos consequência da obediência a Deus:

"Despois destes acontecimentos veio a palavra do Senhor, a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eus sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande."

Nunca duvide do Senhor!
Abrace a prosperidade, servindo ao Senhor com honestidade!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Frases que edificam

“Nosso Deus é tão fiel que devemos colocar nossa confiança nele, sem nos apoiarmos em
nosso conhecimento limitado. Se a mente de Deus fosse pequena o suficiente para eu
entendê-la, Ele não seria Deus.”
Joni Eareckson Tada

[Colaboração de Talita Isabela - IEPCJ Maria Goretti]

[o caminho]
Eu leio!

Extraído da edição nº72 . outubro de 2010

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Devemos [João 1:12]

“... Aqueles que crêem no seu nome deu-lhes o poder de serem filhos de Deus.”

Os filhos de Deus refletem a sua graça e devem viver o exemplo de Cristo, sair do natural e ser espiritual.

O médico Lucas recita no capítulo 9: 51-56: Jesus no firme propósito de ir a Jerusalém deseja pousar na aldeia dos Samaritanos, mas eles não o receberam, fizeram desfeitas e negaram hospedagem.
Jesus não guardou mágoas nem ressentimentos, mas os discípulos queriam consumi-los a fogo. Jesus não deixou e foi para outra aldeia.

Em Atos, o médico Lucas completa esta história mostrando que os Samaritanos eram pessoas tristes, oprimidas, doentes [haviam coxos e paralíticos]. Ora, se os discípulos os tivessem consumido a fogo, o Evangelista Felipe não entraria em Samaria com curas, libertação, salvação e levando grande alegria para aquela cidade. Desta vez receberam a Cristo e as bênçãos de Cristo.

Se alguém te perseguir ou maltratar, vá também à outra aldeia até que no momento oportuno de voltar, realize libertação, cura, salvação e grande alegria.

Jesus não cultivou mágoas, nem ressentimento, pois, no capítulo 10: 30-37 de Lucas, Jesus fala do Samaritano, o bom Samaritano.

Vamos deixar Jesus nos dar esta qualidade. Ele conhece nossas obras, antes, durante e depois.

[Por Mário Silva - IEPCJ Céu Azul]

[o caminho]
Eu leio!

Extraído da edição nº72 . outubro de 2010

Palavra Pregada [15.08]

A palavra pregada, no domingo [15.08], pelo Pastor Darcy foi Salmos 141:4-8: "Oração vespertina por santificação e proteção."

"Não permitas que meu coração se incline para o mal, para a prática da perversidade na companhia de homens que são malfeitores; e não coma eu das suas iguarias.
Fira-me o justo, será isso mercê; repreenda-me, será como óleo sobre a minha cabeça, a qual não há de rejeittá-lo. Continuarei a orar enquanto os perversos praticam maldade.
Os seus juízes serão precipitados penha abaixo, mas ouvirão as minhas palavras, que são agradáveis,
ainda que sejam espalhados os meus ossos à boca da sepultura , quando se lavra e sulca a terra.
Pois em ti, Senhor Deus, estão fitos os meus olhos: em ti confio; não desampares a minha alma."


"Suba à tua presença a minha oração, como incenso, e seja o erguer de minhas mãos como oferenda vespertina." [Salmos 141:2]

Não endureça o coração quando ouvir a palavra.
O certo é que você precisa andar.

Todos precisam trabalhar.
Se não é digno não faça!

Qual autoridade você tem por onde anda?

[o caminho]
Eu leio!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

15! Sophia



No dia 14 de agosto, foi realizado na IEPCJ Sede, um culto de ação de graças pelos 15 anos da Sophia!

[o caminho]
Eu leio!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Palavra Pregada [13.08]

A palavra pregada, na sexta [13.08], pela irmã Francisca foi Salmos 143:10: "Súplica por libertação."

"Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terreno plano."

A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável!

"Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar." [Isaías 48:17]

Deus nos ensina o que é útil, o que irá nos valer na hora certa!

"Ah! Se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então seria a tua paz como um rio e a tua justiça como as ondas do mar." [Isaías 48:18]

Deus tem vontade!
Vontade de que você o busque de todo o coração!

"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
Tornando a retirar-se, orou de novo dizendo: Meu pai, se não é possível passar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade."
[Mateus 26:41,42]

"Disse-lhes Jesus: A minha comida, consiste em fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra." [João 4:34]

Faça a vontade de Deus com mais prazer, mais satisfação, mais alegria!

Sirva ao Senhor com alegria!
Seja submisso à sua vontade!

[o caminho]
Eu leio!

A união nas igrejas


[Clique na imagem para ampliar]

[Por David Junio - IEPCJ Maria Goretti]

[o caminho]
Eu leio!

Extraído da edição nº71 . setembro de 2010

Palavra Pregada [10.08]

A palavra pregada, na terça [10.08], pelo Pastor Darcy foi Juízes 6:23: "O chamamento de Gideão".

"Porém o Senhor lhe disse: Paz seja contigo! Não temas! Não morrerás!"

"Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do homem, achará porventura fé na terra?" [Lucas 18:8]

Arrume-se! Prepare sua vida para Deus!
Precisamos que se levantem Gideões* aqui.

O Senhor visita os seus seguidores.

Deus está com você! Por que a incredulidade?
Ele ainda te espera... pare de covardia!


*Curiosidades:
Gideão = Jerobaal = o que vinga Baal.

[o caminho]
Eu leio!

Conecte-se


Quer saber mais sobre o mercado cristão no Brasil?

Acesse o site onde a música é notícia! Seus editores, com experiência em marketing, design e web, falam sobre Mercado Fonográfico, Mundo Musical, Tecnologia, Design...

Confira:

Observatório Cristão:
www.observatoriocristao.com.br



Você sabia que já temos mais de 1500 fotos na galeria do flickr?

Pois, é... e provavelmente você foi registrado em um dos eventos do Ministério “O Caminho é Jesus”, e está lá: PRAÇÃO na Praça, Itinerante, na Minha Casa, com as Mães; Peixe e Pão; Banda G.A.T.E.; Reuel; Consagrações; Recanto; IEPCJ Céu Azul; Culto da Família; Uma única família, uma única visão; Chá de Bebê; [Caminhando] pela Cidade Nua; Vigília, Noivados... Tem até fotos de onde o Markito foi parar... Ah! E clicando em favoritos, você vê nossas editoras e colunistas no pocket show e no show da Banda Resgate.

Acesse hoje e mesmo e sinta-se à vontade para salvar as suas fotos.

Galeria de Fotos [o caminho]
www.flickr.com/ocaminho


Sua dica também pode estar aqui!
Mande um email com sugestões para ocaminho.iepcj@gmail.com

Vamos divulgar tudo o que há de bom no meio Cristão!

[Por @thaispereiradg]

[o caminho]
Eu leio!

Extraído da edição nº71 . setembro de 2010

sábado, 16 de outubro de 2010

Horário de Verão

A 40ª edição do Horário de Verão [2010-2011] terá início à zero hora do dia 17 de outubro de 2010 e terminará à zero hora do dia 20 de fevereiro de 2011 [Decreto 6558/2008 de 08/09/2008].

Significa que, da noite de sábado 16 para domingo 17, as pessoas deverão adiantar seus relógios em uma hora. O horário de verão começa conforme um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2008: sempre a partir da zero hora do terceiro domingo de outubro.

[o caminho]
Eu leio!

Extraído da edição nº72 .outubro de 2010

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Consagração!

"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando envelhecer não se desviará dele." [Provérbios 22:6]



No dia 8 de agosto, o menino Davi foi consagrado a Deus pelo Pastor Darcy.

[o caminho]
Eu leio!

Palavra Pregada [08.08]

A palavra pregada, no domingo [08.08], pelo Pastor Darcy foi Salmos 106:34-39: "A graça de Deus e a ingratidão de Israel."

"Não exterminaram os povos, como o Senhor lhes ordenara.
Antes se mesclaram com as nações, e lhes aprenderam as obras;
deram culto a seus ídolos, os quais se lhes converteram em laço;
pois imolaram seus filhos e suas filhas aos demônios,
e derramaram sangue inocente,
o sangue de seus filhos e filhas que sacrificaram aos ídolos de Canaã: e a terra foi contaminada com sangue.
Assim se contaminaram com as suas obras, e se prostituíram nos seus feitos."


Há muitas coisas que precisamos tirar da nossa vida, pois trarão dano!
Não dá pra ser cristão-idólatra, crente-beberrão, ser de Deus e do demônio.
Deus quer que você seja híbrido!

Servir a Deus para chegar à posição de varão perfeito!
A perfeição não é para o mundo ver!

Deus sabe quando você anela pela perfeição.

Nada é impossível para Deus.
Tudo é possível ao que crê!

Não seja um cristão mesclado!
Tudo que o homem plantar isso colherá!

Onde está o juízo dos homens?

"se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra." [2 Crônicas 7:14]

Você vai seguir o que foi criado pelos homens e deixar de seguir o Criador?

"O cristão deve fugir da idolatria"

"Que digo, pois? que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? ou que o próprio ídolo tem algum valor?
Antes digo que as coisas que eles sacrificam, é a demônios que as sacrificam, e não a Deus; e eu não quero que vos torneis associados aos demônios.
Não podeis beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios: não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios." [1 Coríntios 10:19-21]

Cuidado para não cultuar a demônios!
Seja mais verdadeiro!
Fique seguro em Deus!

Ensine! Tire a pessoa do erro com zelo.
Seja atração!

Provai e vede que o Senhor é bom!
Pare de ficar mesclado!
Seja você!

Leve uma vida real!

[o caminho]
Eu leio!

O Bom Pastor

Homenagem do Espaço Quemuel aos pais



O Bom Pastor deu o exemplo...
E você, pai, que exemplo tem sido para seu filho?

[o caminho]
Eu leio!

PRAÇÃO com os Pais


No 2º Domingo de Agosto [08.08], foi realizado o PRAÇÃO com os Pais.



Numa manhã agradável, pais e filhos clamaram ao Senhor, louvaram, meditaram em 1 João 3:1,2: "Deus é Pai e é santo. Seus filhos são também santos."

"Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, ao ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo.
Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque havemos de vê-lo como ele é."




No final, tomaram um super café da manhã preparado pelos Adoradores em Ação.


[o caminho]
Eu leio!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Isto é demais!


Alex Vega, com a bíblia na mão, mostra com orgulho a camiseta ao sair da mina


O caso dos mineiros, soterrados no Chile há exatos 69 dias, é conhecido em todo o mundo.

Foram salvos um por um. Cada mineiro vestia, sobre o traje especial do resgate, uma camiseta que dizia:

"Gracias Señor!"

"Porque em su mano están las profundidades de la tierra, y las alturas de los montes son suyas. De El, es la Honra e la Gloria!"


"Graças Senhor!".

"Porque em suas mãos estão as profundezas da terra. E as alturas dos montes são suas. Do Senhor é a honra e a glória",
que corresponde ao versículo 4 do Salmo 95.

Fonte: Sociedade Bíblica Chilena/Terra/Uol

[Colaboração de Eliane F. Silva - IEPCJ Maria Goretti]

[o caminho]
Eu leio!

5 maneiras de afastar o seu filho da igreja

PRIMEIRA:
Diante das menores dificuldades, tais como indisposição, chuva, frio, cansaço: Não vá aos cultos nem à Escola Bíblica. Com isso, seu filho vai crescer com a idéia de que participar das atividades da igreja não é assim tão necessário.

“E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quando vedes que se vai aproximando aquele dia” [Hebreus 10.24,25].

SEGUNDA:
Quando estiver à mesa ou em reuniões da família, faça críticas ou comentários negativos sobre as orientações do pastor e de outros líderes da igreja. Assim, seu filho vai crescer não tendo respeito por eles, nem dando crédito aos seus ensinos.

“Ora, rogamovos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, presidem sobre vós no Senhor e vos admoestam; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós.” [1 Tessalonicenses 5.12,13].

TERCEIRA:
Cuide para que seu filho cresça num lar que não seja diferente de qualquer outro. Afinal, que valor há em aplicar os princípios da palavra de Deus a todos os aspectos da vida familiar?

"E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te"
[Deuteronômio 6.6,7].

QUARTA:
Gaste diante da televisão todo o tempo que passa em casa, em vez de separar parte dele para a leitura da Bíblia e oração. Basta apenas orar na hora das refeições. Com certeza, seu filho aprenderá que oração e estudo da palavra de Deus não são coisas importantes para a vida do cristão.

“E o terá consigo [o livro da lei], e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao Senhor seu Deus, e a guardar todas as palavras desta lei, e estes estatutos, a fim de os cumprir” [Deuteronômio 17.19].

QUINTA:
Comente à vontade e sem misericórdia a vida dos demais membros da igreja e de outras pessoas. Depois, aos encontrá-los, não deixe de cumprimentá-los com um forte abraço e um largo sorriso. Com isso, seu filho terá a impressão de que a vida cristã é pura hipocrisia e desejará seguir o mesmo caminho.

“Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas moderados, mostrando toda a mansidão para com todos os homens” [Tito 3.2].

FAÇA ISTO:
Incentive seu filho a ser um cristão verdadeiro e a ter compromisso com Deus e com a igreja. Seja um exemplo para o seu filho. Transmita a seu filho os valores da palavra de Deus. Se ele ainda não fez uma decisão por Jesus, ajude-o a fazer isso. Faça o possível para que ele seja feliz e cumpridor dos seus deveres como cristão e como cidadão.

“Ensina a criança o caminho em que deve conhecer, e até quando envelhecer não se desviará dele.” [Provérbios 22.6].

[Colaboração de Ana Maria - IEPCJ Céu Azul]

[o caminho]
Eu leio!

Extraído da edição nº 72 . outubro de 2010

sábado, 9 de outubro de 2010

Palavra Pregada [06.08]

A palavra pregada, na sexta [06.08], pela irmã Francisca foi Atos 17:23-25: "O discurso de Paulo em Atenas."

"porque passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual está inscrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Pois esse que adorais sem conhecer, é precisamente aquele que eu vos anuncio.
O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santurários feitos por mãos humanas.
Nem é servido por mão humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais."


Deus habita em nós!

"Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e vivificar o coração dos contritos." [Isaías 57:15]

Tudo é de Deus!

"Se eu tivesse fome não te diria, pois o mundo é meu, e quanto nele se contém." [Salmos 50:12]

"Aquele que não poupou a seu próprio Filho, antes por todos nós o entregou, porventura não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? [Romanos 8:32]

[o caminho]
Eu leio!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Palavra Pregada [03.08]

A palavra pregada, na terça [03.08], pela irmã Francisca foi Romanos 11:33-36: "A maravilhosa sabedoria dos desígnios divinos."

"Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria, como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e quão inescrutáveis os meus caminhos!
Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? ou quem foi o seu conselheiro?
Ou quem primeiro lhe deu a ele para que lhe venha a ser restituído?
Porque dele e por meio dele e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém."


Em Isaías 40:12,13, vemos a majestade do Senhor:

"Quem na concha de sua mão mediu as águas, e tomou a medida dos céus a palmos? Quem recolheu na terça parte de um efa o pó da terra e pesou os montes em romana e os outeiros em balança de precisão?
Quem guiou o Espírito do Senhor? ou, como seu conselheiro, o ensinou?"


Quem instruiu a Deus?

Toda capacidade vem de Deus!
Devemos aplicar nossas habilidades na obra!


"Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e o mais ele fará." [Salmos 37:5]

[o caminho]
Eu leio!

Reta Final da Fórmula 1

Após a corrida no GP de Cingapura, 15ª etapa da temporada 2010, que ocorreu no último dia 26, o campeonato tomou um novo rumo. O piloto da Ferrari, Fernando Alonso, conquistou sua 2ª vitória seguida, e entrou de vez na disputa para o título desse ano. O piloto ferrarista está agora em segundo lugar, com 11 pontos atrás do líder Mark Webber, piloto da RBR que conquistou até agora 202 pontos. Em terceiro na disputa, vem o piloto da McLaren, Lewis Hamilton, que amarga mais um erro dentro da pista, e por isso pode dar adeus ao seu segundo título mundial. Logo depois vem em 4°, Sebastian Vettel ,da equipe RBR; e em 5°, Jason Button, piloto da McLaren.

Dando destaque aos principais pilotos brasileiros: Felipe Massa está em 6° lugar na competição com 128 pontos, já Rubens Barrichello em 11°, com 39. Ambos não possuem chances claras de conquistarem colocações mais próximas do primeiro lugar, muito menos chances de título.

Agora faltam 4 corridas para o fim da temporada 2010: Japão, Coréia, Brasil e Abu Dhabi. Assim, ainda não é possível dizer quem tem mais chances de levar o título desse ano; só podemos afirmar que os cinco primeiros colocados estão dentro da disputa. O piloto que se preparar melhor para essas corridas, com certeza estará perto da conquista. Quanto menos erros, mais chances de vitória
ao fim da temporada.

[Por Gabriel Rabelo Campos]

[o caminho]
Eu leio!

Extraído da edição nº72 . outubro de 2010

Corra!


No primeiro Domingo após a tragédia de 11 de setembro de 2001, Carter Conlon pregou esta mensagem na igreja Time Square em Manhattan NY:

Escute-me como você nunca escutou, jamais em sua vida.

Temos que derramar nossas vidas pelos propósitos de Deus.

Minha mente está marcada para sempre com a história que ouvi de policiais da cidade de New York. Enquanto pessoas fugiam de um edifício se despedaçando, havia policiais e bombeiros e outros que corriam em direção aos edifícios, dizendo: “Corra pela tua vida”. Como se fossem os seus próprios colegas. Em alguns casos, eu creio que eles sabiam que iriam morrer, mas havia um senso de dever. E eu indo até Deus disse: “Deus! Oh! Jesus! Não deixe o meu senso de dever ser menos pelo teu Reino do que o desses amados bombeiros e policiais foi por aqueles que pereciam enquanto as torres caíam”.

Vivemos em uma geração, na qual Jesus tem caído pelas ruas. Eu quero estar no meio daqueles que não estão correndo do conflito, mas estão correndo para o conflito e dizer: “Corra pela tua vida!” Corra! De evangelhos que focalizam apenas sucesso e prosperidade. Corra! Daqueles que usam o nome de Cristo somente para o seu próprio ganho. Corra! Daqueles que roubam do teu bolso em nome de Jesus. Corra! De evangelhos que somente estão focalizados no auto-progresso. Corra! De igrejas onde o homem e não Cristo é glorificado. Corra! Corpo de Cristo, corra! Saia!E não toqueis nada imundo” [2 Coríntios 6:17]. Corra! De igrejas na América e Canadá, onde não há Bíblias, não há uma palavra que examina a alma e não há arrependimento de pecados, não há menção do sangue de Jesus. Corra! É imundo, corra! Corra! De igrejas, onde você fica confortável em seus pecados. Você vai à casa de Deus, e tem pecado em sua vida e não é convicto dele. “Você participa da mesa de demônios” [1 Coríntios 10:20,21]. Corra! De púlpitos que satisfazem homens políticos, que estão usando o púlpito de Deus para seus próprios interesses políticos. Corra! Corra! Daqueles que pregam divisões entre raças e culturas. Corra! Saia! Desligue! Fique longe disso! Eles não sabem nada de Deus. Corra! De movimentos ímpios espasmódicos de intermináveis profecias vazias. Amada igreja, corra pela tua vida. Corra! De pregadores que se levantam para dizer estórias e piadas. Corra como você nunca correu antes. Corra! Corra! Corra!

[Veja o vídeo: “Corra por Carter Conlon”]

[Colaboração de Thaís Pereira - IEPCJ Maria Goretti]

[o caminho]
Eu leio!

Extraído da edição nº71 . setembro de 2010

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Palavra Pregada [01.08]

A palavra pregada, no domingo [01.08], pelo Pastor Darcy foi Lucas 17:3-5: "Quantas vezes se deve perdoar um irmão."

"Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe.
Se por sete vezes no dia pecar contra ti, e sete vezes vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe.
Então disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé."


O justo viverá pela fé, como podemos ver em Habacuque 2:1-4:

"Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza, e vigiarei para ver o que Deus me dirá, e que resposta eu terei à minha queixa.
O Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo.
Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não falhará; ser tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará.
Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé."


Em Lucas 22:31,32, podemos ver a fé de Pedro:

"Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo.
Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois quando te converteres, fortalece os teus irmãos."


Até aonde vai a sua fé?

Se você não tem fé suficiente, seja honesto!
Deus não abre mão de você!
Pare de ser volúvel!

"Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;
por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus." [Romanos 5:1,2]

"Concluimos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei." [Romanos 3:28]

Aperfeiçoe a sua fé!
Deixe Deus avivá-la!


[o caminho]
Eu leio!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Biologando =)

Questão de sobrevivência!

Caro leitor,

Na natureza existem várias formas de interações entre os seres vivos, denominadas relações ecológicas ou interações biológicas. Essas relações se diferenciam pelos tipos de dependência que os organismos mantêm entre si. Como vimos na outra edição, as relações harmônicas se caracterizam pelo benefício mútuo de ambos os seres vivos, ou de apenas um deles, sem o prejuízo do ou-tro. Ao contrário das relações harmônicas, as chamadas relações desarmônicas ou negativas se caracterizam pelo prejuízo causado a uma das espécies envolvidas; vejamos exemplos:

Para começar, você já observou alguma plantação de eucalipto? Se já, aposto que você notou que onde tem eucalipto é raro encontrar alguma outra planta. Pois é, algumas plantas produzem substâncias inibidoras que são exaladas ao seu redor com a finalidade de inibir a germinação de outras plantas evitando assim que surjam plantas competidoras nas suas proximidades, plantas que poderiam competir por espaço, luz e água, mas que nem chegam a germinar porque foram inibidas. O maior exemplo deste caso é o eucalipto. Essa relação é denominada de amensalismo ou antibiose que consiste numa relação desarmônica em que indivíduos de uma população secretam ou expelem substâncias que inibem ou impedem o desenvolvimento de indivíduos de populações de outras espécies. Os eucaliptos usam dessa estratégia para evitar a competição.

Da mesma maneira, a dissensão interna, a contenda entre irmãos, a fofoca, a maledicência entre outras coisas são estratégias de Satanás para impedir o crescimento da Igreja. Saia dessa enquanto ainda há tempo!! Jesus nos convida à verdadeira comunhão [Mateus 18:19].

As cenas de ação mais emocionantes na natureza são produzidas pelo hábito alimentar de muitos animais que perseguem e capturam as suas presas. Essa relação chamamos de Predatismo ou predação, que é uma relação desarmônica em que um ser vivo, o predador, captura e mata um outro ser vivo, a presa, com propósito de se alimentar da carne dele. Os predadores são fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas. O meu preferido por exemplo, é o tubarão [olha a fotinha dele, que gracinha]. É comprovado cientificamente que quanto mais tubarões habitam um recife de corais, mais saudável é o recife. Se você quer um exemplo mais próximo, pense: as cidades são infestadas de ratos e pombos, porque não tem predador o suficiente para controlar a população desses animais.

Davi constantemente lutava contra predadores que atacavam o seu rebanho. O Senhor o livrava por que Davi confiava em Deus [I Samuel 17:37]. Hoje, nossos maiores predadores são as adversidades que muitas vezes vem para nos desanimar. Deus não mudou. Ele é o mesmo que livrava Davi e livra você e a mim. Basta confiarmos.

Um outro ‘predador’ super famoso, o leão, ‘macho alfa’ do bando é na verdade o que chamamos de esclavagista. Calma, é só um nominho complicado para dizer que essa relação, o Esclavagismo, ocorre entre seres vivos onde um se aproveita das atividades, do trabalho ou de produtos produzidos por outros seres vivos. E o que tem o leão a ver com isso? O leão é um esclavagista porque se aproveita do trabalho das leoas. As leoas são predadoras perfeitas e caçam para todo o bando inclusive o poderoso machão alfa...

Bem parecido com o ser humano, né?! Mas contudo, temos aprendido e o exemplo dos leões reforça que melhor é servir do que ser servido [Marcos 10:45].

E por último, o Parasitismo que é um tipo de relação desarmônica em que o hospedeiro é ‘explorado’ pelo parasito, pois fornece alimento e abrigo. Como por exemplo, o tatu quando é parasitado por um protozoário chamado Trypanossoma cruzi, raramente morre devido a esse parasitismo; mas se o ser humano é acometido pelo mesmo protozoário, ele desenvolve a Doença de Chagas. A verdade é que todo parasito causa algum tipo de dano ao hospedeiro mas isso vai depender das espécies envolvidas e da quantidade de parasitos no organismo. Quando a quantidade de parasito é grande, pode levar o hospedeiro à morte. O que mais me chama a atenção é como que esses parasitos enganam o sistema imune dos hospedeiros e as suas estratégias de sobrevivência.

Assim como os parasitos, o pecado chega de mansinho, e quando pensa que não toma conta e acaba te matando. Lave-se agora mesmo no sangue de Jesus que nos purifica de todo pecado [I João 1:7] e fique livre desse parasito maldito.

Ah! Aquelas espécies que não comem carne, assim como o Markito, o predatismo deles é chamado de Herbivorismo, são predadores ferozes de plantinhas indefesas...

É isso aí. Isso é tudo pessoal!

Se você tem interesse em saber algo biologicamente falando mande um email para
ocaminho.iepcj@gmail.com.

Bióloga, a serviço da vida. Jesus é a própria vida!!! [João 14:6]

[Por Ana Carolina F. Silva - IEPCJ Maria Goretti]

[o caminho]
Eu leio!

Extraído da edição nº71 . setembro de 2010