domingo, 28 de fevereiro de 2010

Biologando... =) Processo de Fermentação

Caros leitores,

Nessa coluna, [o caminho] vai trazer curiosidades, esclarecimentos, informações e etc. a respeito da Ciência da Vida, a Biologia, “pegando ganchos” durante as pregações ou qualquer assunto que você leitor assíduo tenha interesse em saber! Então, vamos biologar!!!

Na pregação do dia 10 de Janeiro, aprendemos com base no texto: “Disse mais: a que compararei o reino de Deus? É semelhante ao fermento que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado” [Lucas 13: 20 e 21], que a palavra de Deus é o fermento que deve se espalhar por todo o mundo. Na edição deste mês, veremos um pouco sobre o que é fermento e um pouco sobre o processo de fermentação.

Segundo o Aurélio, Fermentação é a transformação química provocada por um fermento vivo ou por um princípio extraído de fermento. O processo de fermentação é muito utilizado na Indústria. Através deste, obtemos o pão, o iogurte, o álcool, entre outros produtos. O que ocorre na verdade é uma reação química, onde microorganismos utilizam de alguma substância presente no meio para produzir energia para sua própria sobrevivência.

Por exemplo: As leveduras fermentam açúcares, produzindo álcool etílico e gás carbônico, processo denominado fermentação alcoólica. O homem utiliza os dois produtos dessa fermentação: o álcool etílico, empregado há milênios na fabricação de bebidas alcoólicas que hoje também é muito utilizado como combustível; e o gás carbônico, importante na fabricação do pão, um dos mais tradicionais alimentos da humanidade; a levedura ingere os nutrientes da massa e, como conseqüência, libera gases e substâncias aromáticas, responsáveis pelo volume, textura, aroma e sabor característicos dos pães.

A fermentação nada mais é que a respiração das bactérias quando não tem oxigênio disponível. Alguns desses microorganismos são capazes de sobreviver muito tempo sem oxigênio, ao contrário de nós homenzinhos chatos, que não resistiríamos a cinco minutos sem oxigênio.

Hoje no mercado existe o fermento biológico que é uma levedura [bactéria] cuja denominação científica é Saccharomyces cerevisiae. [lê-se Sacaromices cerevise] e existe também o fermento químico que é feito industrialmente utilizando substâncias químicas das próprias bactérias.

Então agora se te perguntarem se o fermento é vivo você já sabe responder... E eu volto na próxima edição com o rosto um pouco menos corado!!! Você que tem interesse em saber algo, biologicamente falando, mande um email para: ocaminho.iepcj@gmail.com

Bióloga, a serviço da vida. Jesus é a própria vida!!! [João 14:6]
[Por Ana Carolina F. Silva - IEPCJ Maria Goretti]

[o caminho]
Eu leio!

[Extraído da edição nº 65 . fevereiro de 2010]

Um comentário:

  1. ESTA COLUNA BIOLOGANDO,É ESCRITA PELA MAIS JOVEM,BONITA,CHEIROSA,CHEIA DO ESPIRITO SANTO DE DEUS,A MAIS LINDA ,FOFINHA.A MINHA FILHA LINDA ANA CAROL.
    SOU MÃE CORUJA DEMAIIISSSS!

    ResponderExcluir