domingo, 9 de janeiro de 2011

"O Rugby ou Rúgbi"


Rúgbi é um jogo originário da Inglaterra, onde se usa bastante força física na sua coletividade. Entre os esportes de equipes, é o segundo mais popular do mundo, perdendo apenas para o futebol. Entre as suas formas de disputa, se destacam duas: o rúgbi de quinze, que é o mais praticado, e o rúgbi de treze. A diferença entre eles é básica, apenas em algumas regras e nos números de jogadores, como ficou bem claro em seus nomes.

Ele tem uma forma de disputa bem complexa, necessitando de um tempo bem extra para que você consiga entendê-lo. Então deixarei algumas coisas simples, para que você comece a entender esse esporte. Primeiro é a sua forma de pontuação, que diferente do futebol, dá 4 pontos para o vitorioso, e 2 pontos para o empate. Uma observação: no rúgbi também se obtém pontos bônus independentemente do resultado do jogo. Isso ocorre seguindo os seguintes critérios:

- Marcando pelo menos 4 tries no jogo [tries são pontos conquistados quando o jogador encosta a bola na área de in-goal do adversário, que é um tipo de gol do rúgbi].
- Perdendo por uma diferença de 7 ou menos pontos.

Isso é o primeiro passo de muitos, para entender esse esporte. Caso queira aprender mais sobre o rúgbi, mande perguntas para o blog [o caminho], ou para o meu twitter: @gabrielrcampos

[Por Gabriel Rabelo Campos - IEPCJ Maria Goretti]

[o caminho]
Eu leio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário