A Reforma Protestante foi um movimento que aconteceu, no início do século XVI. Foi o pontapé para um grande movimento: o protestantismo.
Esse movimento tem como líder Martinho Lutero, um monge agostiniano, que começou a protestar contra diversos pontos da doutrina católica, através de suas 95 teses, as quais ele fixou na porta da igreja de Wittenberg [Alemanha].
Em resposta ao protesto de Lutero, o Papa Leão X o ameaçou de excomunhão. Já era tarde demais, pois suas teses já haviam sido distribuídas por toda Alemanha. Lutero foi chamado para se retratar, mas respondeu que não podia se retratar de nada que havia dito.
Foi na Dieta de Spira em 1529, que os Cristãos foram chamados de protestantes, devido ao protesto que os príncipes alemães fizeram diante do autoritarismo do catolicismo.
Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus, provocando uma revolução religiosa, que se iniciou na Alemanha e se estendeu pela Suíça, França, Países Baixos, Reino Unido e algumas partes do leste europeu, principalmente os países Bálticos, Escandinávia e Hungria.
Em todos esses países, houve perseguições a esses novos Cristãos chamados de protestantes, mas para honra e glória de Jesus Cristo, esse movimento prosperou e está de pé até os dias de hoje.
Nota: os princípios fundamentais da Reforma Protestante eram conhecidos como:
•Sola Fide [somente a fé];
•Sola Scriptura [somente a Escritura];
•Solus Christus [somente Cristo];
•Sola Gratia [somente a graça];
•Soli Deo Glória [glória somente a Deus].
[Por Carlos Alberto “Betinho” - IEPCJ Maria Goretti]
[o caminho]
Eu leio!
Extraído da edição nº71 . setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário