segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Biologando =)

Naturalmente Amigos!!!!

Amigo leitor,

No Biologando desse mês, vamos conhecer um pouco sobre as relações que existem entre os seres vivos. Aproveitando que dia 20 de Julho se comemora o dia do amigo, nessa edição, vamos conversar um pouco sobre as chamadas relações harmônicas que existem na natureza. Então vamos biologar...

Na natureza existem várias formas de interações entre os seres vivos, denominadas relações ecológicas ou interações biológicas. Essas relações se diferenciam pelos tipos de dependência que os organismos mantêm entre si. Algumas dessas interações se caracterizam pelo benefício mútuo de ambos os seres vivos, ou de apenas um deles, sem o prejuízo do outro e são denominadas harmônicas ou positivas e podem ocorrer entre indivíduos da mesma espécie ou de espécies diferentes.

Para entendermos as relações harmônicas entre espécies diferentes vamos ver vários exemplos ‘legais’ de amizade na natureza.

Um dos meus exemplos de amizade preferido ocorre entre o pássaro-palito e o jacaré: o jacaré abre a sua boca e o pássaro-palito entra nela e se alimenta dos restos de comida na ‘boquinha’ do jacaré e não é devorado porque se ele for devorado o jacaré ficará com os dentes podres e não poderá mais comer. Ao mesmo tempo que o pássaro-palito ajuda o jacaré limpando os seus dentes, ele se alimenta, assim os dois se beneficiam de algum modo. Essa incrível relação chamamos de Protocooperação: embora as duas espécies envolvidas sejam beneficiadas, elas podem viver de modo independente, sem que isso as prejudique.

Assim como o passarinho tem ‘a manha’ em limpar os dentinhos do Jacaré, você também tem uma habilidade especial que pode ser útil na obra de Deus [I Coríntios 12:6]. Seja protocooperativo!

Interessante também é a amizade entre o tubarão e a rêmora. A rêmora é um peixe que apresenta a nadadeira dorsal transformada em ventosa, com a qual se fixa no ventre, próximo à boca do tubarão e é levada com ele. Quando o tubarão estraçalha a carne de suas presas, muitos pedacinhos de carne se espalham pela água e a rêmora se alimenta desses restos alimentares produzidos pelas atividades do tubarão. A esse tipo de associação denominamos Comensalismo: um deles se aproveita dos restos alimentares do outro sem prejudicá-lo.

O ‘Tuba’ não “oferece pastel” para a rêmora, mas algo melhor ainda... Ofereça para os seus amigos Jesus, o pão da vida [João 6:48].

Se você pensa que essas relações só ocorrem entre os animais está enganado.

As orquídeas vivem no alto das árvores, que lhe servem de suporte e onde encontram as condições ideais de luminosidade para o seu desenvolvimento. Essa interação a gente chama de Inquilismo ou epibiose, nome complicadinho, mas quer dizer apenas que um dos participantes se beneficia, sem, no entanto, causar qualquer prejuízo ao outro.

Não somos orquídeas, mas fomos enxertados na videira verdadeira [João 15:5]. Seja frutífero!

Os cupins, ao comerem a madeira, não conseguem digerir a celulose, mas em seu intestino vivem protozoários, capazes de digeri-la. Os protozoários, ao digerirem a celulose, permitem que os cupins aproveitem essa substância como alimento. Dessa forma, os cupins atuam como fonte indireta de alimentos e como ‘residência’ para os protozoários. Essa relação chamamos de Simbiose ou mutualismo onde as duas espécies envolvidas são beneficiadas e a associação é obrigatória para a sobrevivência de ambas.

Seja você também “Reuel”, amigo de Deus e viva em simbiose com Jesus, o melhor amigo, que deu a própria vida pelos amigos [João 15:13].

Na próxima edição, vamos conhecer um pouco das relações desarmônicas e como já diria o Pernalonga: “Isso é tudo pessoal!”

A todos os meus amigos um feliz dia dos amigos!!!

“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho: Se um cair, o outro levanta o seu companheiro. Mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá quem o levante.” [Eclesiastes 4:9,10]

Se você tem interesse em saber algo biologicamente falando mande um email para
ocaminho.iepcj@gmail.com.

Bióloga, a serviço da vida. Jesus é a própria vida!!! [João 14:6]
[Por Ana Carolina F. Silva - IEPCJ Maria Goretti]

[o caminho]
Eu leio!

Extraído da edição nº 70 . agosto de 2010

Um comentário:

  1. estes meus filhos não são demais!!!!!!
    Uma biologa a serviço da vida ,breve uma veterinaria a serviço de reino animal e do reino de Deus e um tecnico em eletronicos diesel ,é mais do que eu mereço
    obrigado Senhor!!!!

    eliane/robson

    ResponderExcluir