segunda-feira, 1 de março de 2010

Palavra Pregada [28.02]

A palavra pregada, no domingo [28.02], pelo Pastor Darcy foi sobre os 30 provérbios dos sábios.

Em Provérbios 22:17-21, "Preceitos e admoestações", fala sobre a introdução aos 30 provérbios:

"Inclina o teu ouvido e ouve as palavras dos sábios, e aplica ao teu coração ao meu conhecimento. Porque é coisa agradável os guardares no teu coração, e os aplicares todos aos teus lábios. Para que a tua confiança esteja no Senhor, quero dar-te hoje a instrução, a ti mesmo. Porventura não te escrevi excelentes coisas acerca de conselhos e conhecimentos, para mostrar-te a certeza das palavras da verdade, a fim de que possas responder claramente aos que te enviarem?"

O 1º provérbio dos 30 provérbios dos sábios está no capítulo 22, versos 22 e 23; o 2º provérbio, no verso 24, e por aí vai...

Mas o foco da pregação foi o 18º provérbio: 23:29-35

"Para quem são os ais? para quem os pesares? para quem as rixas? para quem as queixas? para quem as feridas sem causa? e para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram em beber vinho, para os que andam buscando bebida misturada. Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo, e se escoa suavemente. Pois ao cabo morderá como cobra, e picará como o basilisco. Os teus olhos verão coisas esquisitas, e o teu coração falará perversidades. Serás como o que se deita no meio do mar, e como o que se deita no alto do mastro, e dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando despertarei? então tornarei a beber."

Vamos à explicação: os ais [castigos] são para os desobedientes; os pesares [culpas] são para os acoitadores de erro, que devem fazer o que é certo e não fazem; as rixas [brigas] são para os que não têm temor do Senhor; as queixas [lamentos] são para os negativistas; os olhos vermelhos [os que perdem a lucidez], o próprio texto já responde... para os que se deixam dominar pelos vícios.

Fique esperto!
Os bêbados não herdarão o reino dos céus!


"Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus." [1 Coríntios 6:9,10]

[o caminho]
Eu leio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário