Metamorfose
Feliz ano todo para todos os leitores do [o caminho]!
Aproveitando a mudança de um ano para o outro, nada melhor do que falar das mudanças que ocorrem na natureza...
Então vamos Biologar!
Em biologia, a metamorfose é uma mudança na forma e na estrutura do corpo [tecidos, órgãos], bem como um crescimento e uma diferenciação, dos estados juvenis ou larvares de muitos animais, como insetos e anfíbios, até chegarem ao estado adulto. Depois do nascimento, os animais podem sofrer dois tipos de desenvolvimento: direto ou indireto. No desenvolvimento indireto, os animais quando nascem são diferentes da forma adulta; assim os indivíduos passam pela metamorfose, como por exemplo a borboleta. Já no desenvolvimento direto, os animais já nascem com a forma definitiva, pois são muito semelhantes aos adultos, como por exemplo o ser humano.
É interessante observar os insetos, pois desde o ovo até a fase adulta eles passam por várias modificações complexas, reguladas por hormônios e as suas modificações podem ser bem diferentes, por exemplo: Nas traças, as formas jovens são semelhantes aos adultos e chamamos de ametabolia. Quando os insetos passam pelas fases de ovo, ninfa e adulto, e as ninfas tem um desenvolvimento gradual, vivem no mesmo ambiente e possuem o mesmo hábito alimentar dos adultos, chamamos de paurometabolia, ou metamorfose gradual como é o caso dos percevejos e barbeiros. Em espécies em que as ninfas são diferentes dos adultos na forma de alimentação e habitat como é o caso das libélulas é chamado de hemimetabolia. No caso das moscas e mosquitos, eles tem uma metamorfose completa passando pelas fases de ovo, larva, pupa e adulto e chamamos de holometabolia.
Então, aproveite o início do ano para fazer mais do que promessas de ano novo. Viva uma virada, uma metamorfose na sua vida e "não vos conformeis com esse mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus." [Romanos 12:2].
Você que tem interesse em saber algo biologicamente falando, mande um email para
ocaminho.iepcj@gmail.com.
Bióloga a serviço da vida, Jesus é a própria vida [João 14:6].
[Por Ana Carolina Fonseca @AnaCarolbios - IEPCJ Maria Goretti]
[o caminho]
Eu leio!
Extraído da edição nº75 . janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário