sexta-feira, 27 de março de 2015

Raquel Araújo na Conferência Oxigênio 2014

Isso não é sobre mim

A manhã do sábado [20.set], segundo dia da Conferência Oxigênio, começou ao som de Bruno Gusmão e na sequência palavra com Raquel Araújo, no lounge de palestras dentro da Arena Pernambuco.

Raquel Araújo é psicóloga, serve na Mais - Missão de Apoio à Igreja Sofredora e na sua igreja local Missão Praia da Costa e escreve para a WAD.



Compartilhou com a galera do Oxigênio sobre "O bom samaritano" e sobre três ações importantes para a nossa vida.

"E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?
E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.
Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?
E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.
Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira."
[Lucas 10:25-37]

O mundo é marcado por vários desastres. Quanto mais sozinhos, mais vulneráveis nos tornamos. Precisamos criar laços comunitários. 

Para ser próximo é preciso se importar. 
+ importar + próximo - vulnerável

Três iniciativas pessoais importantes:

1. Perceber: o verdadeiro evangelho é perceber o próximo. + simples + fácil de perceber. Fomos feitos para perceber o simples. Tudo começa com o simples. Precisamos perceber as pessoas.

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria."
[1 Coríntios 13:1-3]

Gastamos muito tempo tentando entender o complexo e deixamos passar o simples. Não podemos perder de vista o principal: amor a Deus e às pessoas.

2. Permanecer: a gente muda de caminho muito fácil. Por que a gente não consegue decidir e permanecer? A vida é feita de mudança e constância. A arte do equilíbrio ajuda a ser constante. Precisamos decidir e continuar na decisão.

"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer."
[João 15:1-5]

"Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor." [João 15:9]

"Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos." [João 15:13]

Para amar a gente precisa permanecer.

3. Se perder: é o principal. Enquanto a gente não perde a nossa vida, não consegue perceber o próximo.

"E Jesus lhes respondeu, dizendo: É chegada a hora em que o Filho do homem há de ser glorificado.
Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.
Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna.
Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará."
[João 12:23-26]

Precisamos perder o controle, para que Ele controle. Isso é graça. A graça que encontra os perdidos no mundo.

Perceber no amor + Permanecer no amor + Se perder no amor.


[o caminho]
Eu leio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário