terça-feira, 9 de agosto de 2011

Os perigos do fanatismo religioso

O rio Ganges é sagrado para os indianos. Ali jogam suas cinzas de corpos cremados; enquanto os mais pobres, não possuem dinheiro para a lenha, lançam corpos inteiros, que se desfazem nas águas.Os hindus se banham e bebem dessas águas por acreditarem que são sagradas.

Em 1978, um senhor chamado Jim Jones, líder de uma seita “Templo do Povo”, levou 914 pessoas ao suicídio coletivo, ordenando que bebessem um tipo de ponche com veneno [Cianeto]. Acreditavam que Maria [mãe de Jesus] os levaria para o céu.

Em 29/03/2000, 500 pessoas pertencentes ao Movimento pela Restauração Dos Dez Mandamentos de Uganda [África] se fecharam em uma sala sem janelas e com as portas vedadas e se explodiram. Morreram carbonizadas.

O Instituto Cristão de Pesquisa define fanatismo como:
"Alguém agressivo, preconceituoso, mentalmente limitado, totalmente crédulo quanto ao seu próprio sistema de fé, e igualmente incrédulo quanto aos sistemas contrários, de valores subjetivos e individualistas."


Será que o Brasil é uma nação de fanáticos?

Os cristãos gostam de criticar os fanáticos por esporte, e é verdade que alguns chegam a irracionalidade até matando por devoção aos clubes.

Mas será que a pregação pura e simples da “Teologia da prosperidade” e a ênfase exagerada dada ao dinheiro em algumas Igrejas Evangélicas também não são fanatismo?

O fato é que muitos crentes se dirigem às igrejas não para adorar a Deus, e ouvir suas palavras de Vida Eterna, mas sim para ouvir algum tipo de “revelação ou profecia”.

E que palavras serão ditas no sentido de que “ter é mais importante do que ser”?

Esquecem-se que a ordem de Jesus é Ide a todo mundo, pregando o Evangelho da Salvação.

Concluímos então que uma das razões do fanatismo é a falta de entendimento e conhecimento da palavra de Deus. Devemos sim ter zelo e defender a nossa fé, mas o zelo sem entendimento torna-se fanatismo.

Lembremo-nos de Martinho Lutero, que conseguiu derrubar mil anos de confissões da igreja romana, porque não estavam baseadas na Bíblia Sagrada e sim no homem. Ele foi excomungado e cassado.

Durante seu julgamento ele orou assim:
"Minha consciência está cativa á Palavra de Deus, tudo que posso fazer é não negar este livro, pois não posso ir de encontro á minha consciência, Ajuda-me Senhor Deus, Amém!"


[Por Eliane da F. Silva - IEPCJ Maria Goretti]

[o caminho]
Eu leio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário