Em 1978, um senhor chamado Jim Jones, líder de uma seita “Templo do Povo”, levou 914 pessoas ao suicídio coletivo, ordenando que bebessem um tipo de ponche com veneno [Cianeto]. Acreditavam que Maria [mãe de Jesus] os levaria para o céu.
Em 29/03/2000, 500 pessoas pertencentes ao Movimento pela Restauração Dos Dez Mandamentos de Uganda [África] se fecharam em uma sala sem janelas e com as portas vedadas e se explodiram. Morreram carbonizadas.
O Instituto Cristão de Pesquisa define fanatismo como:
"Alguém agressivo, preconceituoso, mentalmente limitado, totalmente crédulo quanto ao seu próprio sistema de fé, e igualmente incrédulo quanto aos sistemas contrários, de valores subjetivos e individualistas."
Será que o Brasil é uma nação de fanáticos?
Os cristãos gostam de criticar os fanáticos por esporte, e é verdade que alguns chegam a irracionalidade até matando por devoção aos clubes.
Mas será que a pregação pura e simples da “Teologia da prosperidade” e a ênfase exagerada dada ao dinheiro em algumas Igrejas Evangélicas também não são fanatismo?
O fato é que muitos crentes se dirigem às igrejas não para adorar a Deus, e ouvir suas palavras de Vida Eterna, mas sim para ouvir algum tipo de “revelação ou profecia”.
E que palavras serão ditas no sentido de que “ter é mais importante do que ser”?
Esquecem-se que a ordem de Jesus é Ide a todo mundo, pregando o Evangelho da Salvação.
Concluímos então que uma das razões do fanatismo é a falta de entendimento e conhecimento da palavra de Deus. Devemos sim ter zelo e defender a nossa fé, mas o zelo sem entendimento torna-se fanatismo.
Lembremo-nos de Martinho Lutero, que conseguiu derrubar mil anos de confissões da igreja romana, porque não estavam baseadas na Bíblia Sagrada e sim no homem. Ele foi excomungado e cassado.
Durante seu julgamento ele orou assim:
"Minha consciência está cativa á Palavra de Deus, tudo que posso fazer é não negar este livro, pois não posso ir de encontro á minha consciência, Ajuda-me Senhor Deus, Amém!"
[Por Eliane da F. Silva - IEPCJ Maria Goretti]
[o caminho]
Eu leio!
Nenhum comentário:
Postar um comentário