Caro leitor, aproveitando que no dia 5 de Junho se comemorou o dia do meio ambiente, na edição deste mês vamos falar sobre o Ano Internacional da Biodiversidade...
A Assembléia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2010 como Ano Internacional da Biodiversidade, com o propósito de aumentar a consciência sobre a importância da preservação da mesma em todo o mundo. Mas, por que preservar? O que é Biodiversidade?
Vamos Biologar...
Você é a Biodiversidade. A maior parte do oxigênio que respira é proveniente do plâncton dos oceanos e das florestas frondosas de todo o mundo. Provavelmente, as frutas e as verduras que come foram polinizadas por abelhas e a água que bebe faz parte de um grande ciclo global no qual você está incluído, assim como as nuvens, as selvas, as geleiras, os rios e todos os oceanos. Sua alimentação depende quase que por completo das plantas e dos animais que nos rodeiam, desde os vegetais que nos proporcionam arroz e trigo, até os peixes e a carne de animais de grande porte, além dos hortifrutigranjeiros.
Você compartilha o planeta com treze milhões de espécies vivas distintas. Entre elas, estão incuídos: plantas, animais, bactérias, das quais somente 1,75 milhões possuem um nome e já estão classificadas; a maior parte, ainda desconhecida. Esta riqueza natural incrível é um tesouro de incalculável valor, que forma a base fundamental de sua qualidade de vida. Os sistemas e processos que esses milhões de organismos proporcionam de forma coletiva, produzem seu alimento, sua água e o ar que você respira: ¾ dos elementos fundamentais da vida. Além disso, também proporcionam a madeira e os materiais vegetais para a construção de móveis, edifícios e combustíveis, os mecanismos que regulam o clima e controlam as inundações, a reciclagem de seu lixo, componentes radioativos e os produtos químicos com os quais se fabricam medicamentos. Entretanto, é muito fácil esquecer ou não perceber o óbvio, pois nossa relação na biodiversidade é tão perfeita e harmoniosa que tudo nos parece uma unidade única, e desta forma muitas vezes não atentamos para as partes dessa “unidade”.
As atividades humanas dependem da bela e abundante diversidade do mundo natural. A derrubada e a queima das florestas, a eliminação dos manguezais, o cultivo intensivo e o stress produzido pela contaminação, a pesca predatória e os efeitos das mudanças climáticas estão destruindo a biodiversidade. A Terra evolui para um estado onde ela poderá não mais nos sustentar. Há um limite para os danos que nós podemos infringir aos ambientes dos quais nós dependemos. Desde a revolução industrial, a humanidade trata os recursos naturais como se eles fossem infinitos. Poucas pessoas se dão conta que a biodiversidade é um recurso como qualquer outro. A proteção da biodiversidade requer um esforço por parte de todos. Através de atividades em todo o mundo a população deverá trabalhar em conjunto para garantir um futuro sustentável para todos.
Se você tem interesse em saber algo biologicamente falando mande um email para
ocaminho.iepcj@gmail.com.
Bióloga, a serviço da vida. Jesus é a própria vida!!! [João 14:6]
[Por Ana Carolina F. Silva - IEPCJ Maria Goretti]
[o caminho]
Eu leio!
Extraído da edição nº 69 . junho/julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário